As redes sociais têm sido, há vários anos, ótimas aliadas do comércio eletrônico. Funcionalidades no Instagram, por exemplo, facilita a vida de comerciantes on-line que querem divulgar e vender seus produtos através destas plataformas. Com a chegada do Instagram Checkout, se torna ainda mais prático comercializar usando as redes sociais como principal veículo para todo o processo de venda.
Quer saber como funciona o Instagram Checkout e tudo que ele pode oferecer para facilitar as vendas na sua empresa? Confira este texto, que nós vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre esta nova ferramenta!
O que é o Instagram Checkout?
O Instagram Checkout é uma funcionalidade nesta rede social, disponível para contas comerciais, que permite a compra e vendas de produtos na própria plataforma, sem a necessidade de direcionamento para outro site para a conclusão da compra.
Este é um grande passo em relação ao Instagram Shopping que permite a exposição do produto na plataforma, com o preço e características, mas a conclusão da compra é redirecionada para outro site. Esse novo processo faz toda a diferença para os compradores e vendedores, já que facilitará todo o processo, o que pode trazer um aumento de vendas das lojas que se adequarem ao novo método.
Quando o usuário toca em um produto na postagem de uma marca, ele vê um ícone de cor azul que o direciona a fazer o checkout no Instagram. Depois de apertar este botão, ele pode escolher opções de variação do produto, se estiver disponível, como cor e tamanho.
Após isso, ele é levado a digitar seus dados pessoais, de pagamento e de entrega, como um e-commerce comum, e executa sua compra, que pode ser acompanhada em relação a entrega e toda a logística dentro do próprio aplicativo.
Os dados coletados ficam automaticamente salvos no Instagram para facilitar o processo da próxima compra. Ou seja, a facilidade de comprar irá beneficiar tanto as marcas quanto o próprio consumidor final com a grande simplificação de todo o processo de compra.
O Instagram Checkout ainda se encontra em fase beta, por isso, está disponível apenas para internautas dos Estados Unidos. Contudo, várias empresas já aguardam ansiosamente o seu lançamento no Brasil.
Qual a diferença entre o Checkout e o Shopping do Instagram?
Atualmente temos disponível no Brasil o Instagram Shopping, que já cumpre a função de iniciar o processo de venda on-line através da rede social. Através do Instagram Shopping é possível que o usuário veja a foto do produto, tenha acesso ao preço, outros produtos similares, contudo, ao realizar a compra, ele era direcionado a um link externo à rede social para terminar o processo de compra no e-commerce próprio da marca.
Já o Instagram Checkout possui uma inovação em relação ao Instagram Shopping. Apesar do primeiro contato do cliente ser igual, através do clique na foto do produto, após ele se decidir pela compra, todo o processo será realizado dentro da própria rede social, da maneira que explicamos acima. Todo processo é feito dentro do app, facilitando muito todo o processo da compra on-line.
Assim, o Checkout do Instagram deixa o processo de venda nas redes sociais ainda mais aperfeiçoado, sendo mais funcional e prático que o nosso conhecido Instagram Shopping.
Como o Checkout do Instagram pode refletir no aumento das vendas?
Esta nova ferramenta pode oferecer bons resultados às marcas que souberem aproveitar corretamente este novo recurso. A facilidade de comprar seus itens com apenas poucos cliques, fará com que mais pessoas se sintam engajadas em fazer suas compras on-line de forma prática e simples, como já acontece em outros aplicativos voltados para o comércio de alimentos e mobilidade urbana, como Ifood e Uber, por exemplo.
Além disso, o comprador não terá nenhuma taxa extra em usar a nova facilidade, o que o incentivará ainda mais a fazer suas compras na plataforma que eles já usam para o seu lazer diário. Os gestores das lojas pagam uma comissão ao Instagram pelo uso da plataforma de venda, mas ainda sim, ter seus processos centralizados na rede pode ser uma grande vantagem para alguns tipos de comércio e o alcance de vendas para usuários qualificados pode aumentar ainda mais.
Outra vantagem que tende a aumentar ainda mais as vendas online é a confiança que a plataforma do Instagram passa aos seus usuários. Muitas pessoas têm receio de fazer uma compra online em sites que elas não conhecem. Contudo, com a rede social, como principal mediadora deste processo, a credibilidade de várias marcas pequenas no mercado terá um grande aumento, ganhando a confiança dos futuros clientes.
Dessa forma, mesmo que a nova plataforma ainda não esteja disponível no Brasil, tenha atenção a essa nova funcionalidade, para que sua empresa seja pioneira e ganhe vantagem em relação à concorrência.
E se você quer saber ainda mais sobre Marketing Digital nas redes sociais, enquanto não chega o Instagram Checkout no nosso país, acompanhe o blog da Agência Spiner. Temos aqui vários conteúdos interessantes que vão te ajudar a construir seu negócio online. Inclusive recomendamos um conteúdo que pode te interessar: “Como ter um Instagram de sucesso e gerar negócios”