Contratar uma equipe interna ou terceirizar o serviço a uma agência de Marketing Digital? Essa é uma dúvida comum que os empreendedores têm quando reconhecem a necessidade dar um passo à frente na presença digital de sua marca. Atualmente há uma infinidade de agências de Marketing Digital prestando serviços de muitos focos de atuação, com distintos valores, estratégias, portfólio e conhecimento do mercado. Por isso, o empreendedor que opta por terceirizar o seu Marketing, se sente em dúvida, já que cada uma tem promessas atrativas de resultados. Como escolher?
Por isso, trouxemos nesse texto 5 critérios importantes a se avaliar para a contratação do serviço de marketing digital de uma agência especializada. Quais as informações você precisa se focar, quais as suas prioridades e o quê esperar de cada uma delas, você vai conferir abaixo.
Defina o que você precisa da agência de Marketing Digital
Antes de procurar a agência de Marketing Digital que atenda às suas necessidades, é importante ter pelo menos uma mínima noção do que deseja e de quais expectativas você precisa que sejam atendidas por esse serviço. Cada agência possui especialidades diferentes e um foco de ação determinado, por isso, alinhar com os sócios e sua equipe de trabalho quais os desafios que a sua empresa precisa resolver com essa nova parceria vai facilitar a comunicação e alinhamento com a agência.
Se você possui um plano de negócios com metas definidas para o marketing da sua empresa, use isso como um norte para alinhar suas expectativas. Se não possui essa ferramenta, é interessante ir atrás de uma agência que saiba alinhar esses objetivos juntamente com a sua marca. Ter uma noção dos tipos de serviço, da especialidade e do tempo necessário que precisa fará com que a sua busca seja mais refinada e assertiva.
Analise o conhecimento da agência sobre o assunto que ela trabalha
Sabendo das expectativas que você espera ser atendido pela agência de Marketing Digital, é mais fácil segmentar sua busca nas empresas especializadas naqueles pontos de melhoria que você deseja que sejam trabalhados. Nessa hora, é importante que você refine suas buscas para agências que possuem conhecimento e know-how em sua área de atuação para focar em profissionais que possam te guiar a resultados reais.
Certificações de instituições reconhecidas mundialmente é um grande sinal de que a empresa se preocupa com seu reconhecimento no mercado. Por exemplo, a Agência Spiner possui certificação de Google Partner, o que indica que está sempre alinhada e atualizada sobre as melhores estratégias de Marketing Digital para trabalhar com Google Ads, Search Engine Optimization (SEO) em sites e hotsites.
Veja os seus cases de sucessos
Nem sempre as agências com 20 ou 30 anos de mercado são as mais eficientes, principalmente se elas estão desatualizadas em suas metodologias. O Marketing Digital é um conhecimento altamente prático e em constante mudança, por isso, olhar resultados efetivos das empresas com os quais a agência de Marketing Digital trabalha pode te ajudar na escolha. Analise os cases de sucesso que essa empresa possui e veja se há entre elas, empresas que se pareçam com a sua, tanto em áreas correlatas ou no tamanho das marcas com as quais a agência trabalha. Assim é mais fácil ter certeza de que essa agência saberá atender as necessidades do seu setor.
Quando uma agência possui clientes de vários segmentos, é sinal de que possui versatilidade para se adaptar às particularidades dos segmentos e personalizar seus serviços para atender de forma personalizada. Veja a Spiner: atendemos clientes do setor automotivo, beleza e saúde, Business to Business (B2B), tecnologia, viagem e turismo, comércios e serviços, educação, e-commerce e muitos outros segmentos. Essa vivência plural, de múltiplas áreas inspira ideias inovadoras porque sempre estamos em contato com novos conhecimentos.
Atente-se aos detalhes do atendimento de uma agência de Marketing Digital
Comunicar-se com a sua agência é algo que você precisará fazer constantemente para ter um marketing eficiente, que se alinhem às suas expectativas, por isso, escolher uma empresa que tenha facilidade de acesso e um bom atendimento pode ser um bom passo para definir se você quer ou não trabalhar com essa equipe. Atraso no prazo de envio do orçamento ou uma demora injustificada na resposta nas redes sociais ou no site pode indicar uma empresa desorganizada, de difícil acesso e que pode não cumprir os prazos e metas estipuladas no trabalho.
Avalie o custo-benefício do investimento em uma agência de Marketing Digital
Não escolha a agência de Marketing Digital somente pelo preço. É preciso, antes de tudo, avaliar o custo-benefício que a ajuda dessa empresa trará ao seu negócio. Equilibre as suas condições monetárias com todos os quesitos destacados até então, antes de tomar sua decisão. Lembre-se que essa agência terá a importantíssima tarefa de mostrar a sua marca ao seu público-alvo através das estratégias de Marketing Digital.
Por isso, contratar uma agência de Marketing Digital é uma tarefa que requer uma análise cuidadosa. Quando for considerar esses quesitos para a contratação o serviço, considere a nossa agência como uma opção. A Agência Spiner é reconhecida como Google Partner, além de possuir uma equipe multifacetada, com qualificações para atuar em Facebook Ads, otimização de sites, elaboração de sites e hotsites, e-mail marketing, redes sociais e vários outros serviços que podem guiar o seu público a te conhecer na internet. Converse conosco e saiba mais sobre os nossos serviços.