A seguir você vai aprender o passo a passo de como criar um anúncio no Facebook, de forma simples e direta.
Passo 1: Ter uma página no Facebook
É uma questão lógica, mas por mais impressionante que possa parecer, há pessoas que acreditam ser possível inserir um anúncio no Facebook sem estar nele, então, o primeiro passo a ser seguido é estar no Facebook para criar um anúncio nele.
Mais do que isso, é importante que a sua empresa tenha uma página no Facebook e não um perfil pessoal. Deste modo, a rede social disponibiliza uma série de ferramentas e recursos que podem ser utilizados pela sua empresa no que diz respeito ao marketing digital.
Passo 2: Planejamento
Antes de sair criando o anúncio é preciso entender que esta estratégia de marketing digital deve ser muito bem planejada, a fim de que se consigam atingir os resultados esperados para o investimento.
Então, quando você decide que vai anunciar no Facebook, deve saber exatamente aquilo que pretende anunciar e qual o objetivo do anúncio. Se vai ser a página da sua empresa, se vai ser um anúncio institucional da empresa, se vai ser divulgando o lançamento de determinado produto ou serviço, enfim, deve-se ter em mente que um anúncio no Facebook pode se tornar uma importante ferramenta de marketing digital para que você consiga atingir os seus objetivos comunicacionais a partir da rede social.
Nesta etapa de planejamento, podem ser apontados os principais objetivos a serem atingidos com o anúncio, bem como o cronograma, o orçamento e a definição das estratégias que serão utilizadas, de acordo com as outras ferramentas de marketing digital que a sua empresa já utiliza.
Passo 3: Segmentação
Ainda fazendo parte do planejamento, você deve pensar quais segmentos de mercado você quer atingir com o anúncio. Sendo um dos grandes diferenciais do Facebook, a rede social permite que você direcione o seu anúncio exatamente para pessoas que podem ser seus clientes ou prospects. Utilizando as ferramentas de segmentação, como idade, região geográfica, se já são ou não curtidores de sua página, interesses, entre tantas outras. Você tem a certeza de que ao investir em um anúncio do Facebook, serão impactadas exatamente aquelas pessoas que você deseja atingir.
Passo 4: Conteúdo
Definido o quê, quando e para quem você vai anunciar, o passo a seguir diz respeito ao “como”, ou seja, de que forma você vai expor determinada mensagem na rede social mais acessada em todo o mundo.
Basicamente, o conteúdo do anúncio no Facebook diz respeito a quatro etapas: título do anúncio, imagem, corpo do texto e URL para o qual o anúncio vai direcionar a pessoa quando clicado.
Título – Não podendo ultrapassar 25 caracteres, o título ou a chamada do anúncio deve ser uma frase concisa e extremamente atraente, que incentive a pessoa a clicar no anúncio.
Imagem – Com o tamanho padrão de 110 por 80 pixels, a imagem também deve ser atraente e limpa, sem muitos detalhes, pois consiste em uma imagem com visualização muito rápida. Com um título e uma imagem atraente, a sua chance de transformar curtidores em compradores aumenta significativamente.
Texto –Formando o corpo do anúncio, deve vir um pequeno texto de apoio, de no máximo 135 caracteres. Este tamanho é menor do que as publicações no Twitter ou o tamanho de um SMS, então, cada palavra também tem que ser muito bem planejada para incentivar as pessoas a clicarem no anúncio e obterem mais informações sobre aquilo que você está anunciando.
URL –Podendo ser considerado até mais importante do que os outros aspectos do conteúdo, o link, a URL ou endereço da WEB que o seu anúncio vai direcionar, tem que ser muito bem planejado. Por exemplo, você pode levar as pessoas ao site da sua empresa, pode levar as pessoas para a sua própria página no Facebook ou mesmo para um Hotsite.
Passo 5: Criando o Anúncio
Com todas as informações planejadas, o quinto passo é executar esta estratégia de marketing digital. Se você fez um bom planejamento prévio, criar um anúncio no Facebook vai ser bem fácil e basta inserir as informações elaboradas anteriormente como: orçamento, cronograma, segmentação e conteúdo.
Portanto, você aprendeu de forma bem simples e rápida os cinco passos necessários para se criar um anúncio no Facebook.