Se você já pesquisou um pouco sobre SEO, ou sobre como fazer seu site aparecer nas pesquisas do Google, você já deve ter ouvido falar sobre palavras-chave. Isso significa que para chegar em uma página sobre receita de bolo, “receita de bolo” é uma busca bem plausível. Mas como determinar quais são as palavras-chave que seu cliente busca? Fazendo uma pesquisa de palavras-chave, é claro! Quer saber como fazer isso? É só continuar lendo!
Sempre que alguém pesquisa algo no Google, o buscador mostra resultados que ele entende que sejam relevantes a partir daquelas palavrinhas que o usuário digitou. Por exemplo, se seu site é sobre limpezas de piscina, é interessante para você estar entre os resultados de alguém que pesquisa “como limpar a piscina” no Google, porque esse usuário tem interesse no que você vende.
Porém, às vezes não é tão simples assim saber quais são as palavras-chave que sua persona usa, você precisa entender qual sua intenção de busca. Além disso, se você quer usar ferramentas de anúncio como o Google Ads, você precisa que esse anúncio apareça para pessoas que pesquisaram determinadas palavras. Para isso você precisa saber quais palavras-chave colocar no anúncio.
Da mesma forma, isso precisa acontecer em sua estratégia de inbound marketing, para que você saiba que tipo de conteúdo produzir conforme as buscas feitas pelos usuários que você quer atrair. Nesse caso é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave para saber quais palavras-chave inserir no texto.
Jornada de compra x Pesquisa de palavras-chave
Seu possível cliente passa por vários estágios antes de fechar uma compra, e isso influencia as palavras-chave que ele utiliza. Seguindo o exemplo de uma loja que vende produtos para piscina, podemos dividir os estágios da seguinte forma:
- Inconsciente do problema – A piscina está limpa. Pode pesquisar sobre coisas relacionadas.
- Consciente do problema – Percebe que sua piscina está suja e pesquisa o motivo.
- Consciente da solução – Sabe que existem produtos para a limpeza e quer aprender a fazer.
- Totalmente consciente – Pronto para escolher o melhor produto e fechar negócio.
Em cada uma dessas etapas as palavras-chave serão diferentes. No primeiro estágio ele pode pesquisar sobre piscinas, guarda-sol, bóias, etc. No segundo, pode pesquisar coisas como “por que a piscina fica suja?”, “como limpar a piscina?”. No terceiro estágio ele pode querer saber o preço dos produtos e por fim, pesquisar “melhores produtos para limpar a piscina”.
A pergunta é em qual dessas fases é melhor sua página aparecer, ou seja, quais as melhores palavras-chave para usar no seu anúncio ou artigo. A palavra-chave “piscina” com certeza é muito mais procurada que a palavra-chave “melhores produtos para limpar a piscina”. Porém, a primeira é muito mais genérica que a segunda. Um usuário que pesquisa “melhores produtos para limpar a piscina” é muito mais provável de realizar a compra do que alguém que pesquise “piscina”.
Qual é a importância da intenção de busca?
A intenção de busca é aquilo que o usuário quer encontrar de fato. As ferramentas de busca não falam como nós, mas elas precisam entender o que queremos dizer quando digitamos algo. Entender isso é essencial para o seu SEO.
Por exemplo, você deve se perguntar o que o usuário está tentando resolver quando pesquisa na internet. É a parte humana do SEO, podemos dizer. Cabe a você, a partir das palavras-chave, entender o que esse usuário quer encontrar de fato e acrescentar isso em seu planejamento de conteúdo e anúncios. Para isso você pode pesquisar essas palavras e se colocar no lugar do usuário, tentando entender suas motivações.
Além disso, você pode colocar os termos no Google e ver que tipo de resultados aparecem. Tente fazer isso utilizando diferentes contas do Google, porque o sistema do buscador recomenda links baseado nas preferências anteriores de cada pessoa.
Quando fazer uma pesquisa de palavras-chave detalhada?
Fazer uma pesquisa de palavrs-chave com certeza é melhor do que ir pela intuição. Claro que isso funciona. Se você é um expert no assunto e conhece bem seu cliente e seus anseios, pode ter resultados até satisfatórios, porém por que não aliar os dados reais à sua estratégia? Com certeza isso vai te ajudar a ser mais assertivo na escolha dos conteúdos e no direcionamento dos seus anúncios.
O que achou dessa ideia? Agora, pra pôr em prática, aqui estão alguns sites que você pode usar para fazer sua pesquisa de palavras-chave e encontrar aquilo que seus clientes querem saber:
Com essas dicas com certeza seus conteúdos serão direcionados de acordo com as preferências da sua persona. Queremos saber: Você faz pesquisa de palavras-chave? Quais resultados você tem obtido? Até semana que vem!