O novo ano já chegou e, com ele, está na hora de traçar novas diretrizes, estabelecendo metas e ações para o marketing neste próximo período. Assim, fazer o planejamento de Marketing Digital para 2021 é uma ação que, se você já não está fazendo, precisa começar imediatamente. Pois, através dessa ferramenta você poderá cumprir ações que vão direcionar a sua marca a um posicionamento de sucesso junto ao seu público-alvo.
Então, continue prestando atenção neste artigo, pois, a seguir vamos mostrar 7 passos para que você faça o seu planejamento de Marketing Digital para 2021, visando estratégias que te conduzam às melhores vendas e à construção de autoridade na internet em relação ao seu setor. Confira!
7 passos para elaborar seu planejamento de Marketing Digital para 2021
Com o início de um novo ano, o ideal é analisar qual cenário atual da empresa para conseguir recalcular a sua rota e, assim, planejar suas estratégias de Marketing Digital para todo o ano. Então, vamos aos passos que precisam ser seguidos para você fazer um planejamento de Marketing Digital para 2021 eficiente.
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Pesquisa
Antes de começar a traçar suas ações, é importante pesquisar as tendências do seu mercado de forma criteriosa, visando entender os aspectos positivos que podem ser realçados na sua estratégia ou, ainda, destacar pontos de atenção em relação aos seus concorrentes e ao seu mercado como um todo.
Além disso, pesquisar também as tendências de Marketing Digital em relação ao seu público-alvo é muito importante, pois, estas informações podem te dar ideias de conteúdos e ações que passaram despercebidos no ano anterior, mas que neste ano podem ser uma grande inovação para os seus canais on-line.
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Análise
Após fazer sua pesquisa, está na hora de analisar todas as informações coletadas, em relação às tendências de mercado, análises do cenário atual para definir seus objetivos de marketing digital de forma sensata e realista.
Da mesma forma, é preciso voltar o seu olhar ao cenário interno de sua empresa, analisando também as estratégias do ano anterior, entendendo quais estratégias deram bons efeitos e quais não surtiram o êxito esperado, percebendo as ações e os desafios que causaram os resultados obtidos até então.
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Objetivo
No seu planejamento de Marketing Digital para 2021, defina um objetivo claro que seja palpável, estabelecendo metas e números de acordo com os resultados tangíveis de sua pesquisa e análise. Este objetivo deve ser desafiador o bastante para levar sua marca ao crescimento, mas em simultâneo, aproveitar-se das conquistas passadas para que o seu trabalho sempre esteja em continuidade.
Trabalhar com metas e números depende de métricas bem delimitadas, para que você e sua equipe saiba exatamente onde quer chegar. Tudo isso deve ser feito de acordo com o plano de negócios da empresa e às expectativas à pequeno, médio e longo prazo de toda a organização.
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Estratégia
A partir do seu objetivo de Marketing Digital, defina quais estratégias serão utilizadas por sua equipe para alcançar o seu novo objetivo. É importante definir as estratégias de forma detalhada, definindo os processos de cada uma delas e também os responsáveis por cada parte do projeto.
Nessa hora, definir as ações para cada passo do funil de vendas é fundamental para criar estratégias que impactem o consumidor de forma positiva.
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Canais
Defina, também, todos os canais que serão utilizados em suas estratégias. E-mail marketing, sites com landing pages, redes sociais (quais delas?). Todos esses canais que terão presença digital devem ser elencados no planejamento de Marketing Digital para 2021 e, ainda, precisam ser pensados de forma integrada para atingir o objetivo maior de Marketing da empresa.
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Cronograma
Estabeleça um cronograma de prazos para a entrega dos projetos durante o ano. Esta fase é muito importante para integrar os processos da equipe de forma organizada, a fim de que cada um consiga fazer sua parte para chegar ao objetivo final.
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Monitoramento
Suas ações de Marketing Digital durante o ano precisa estar amparada de dados e informações que mostrem numericamente se a sua estratégia está sendo bem desenvolvida. Por isso, durante o seu planejamento fique atento a como será o monitoramento das ações que forem implementadas.
A vantagem das ações na internet é que várias ferramentas usadas no Marketing Digital possuem uma ótima transparência na apresentação dos dados, como campanhas patrocinadas nas redes sociais, Google Ads e geração de leads com e-mail marketing, por exemplo. Atente-se a esses dados durante os seus projetos para aferir se seu objetivo de Marketing está sendo executado.
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