Mais um ano chega ao fim e é muito importante ter um planejamento para 2023 que se aproxima.
Mas, para que isso aconteça é necessário que sua empresa elabore um plano de ação e tenha metas definidas para o próximo ano. Não tem como chegar em algum lugar, sem saber primeiro para onde se quer ir, né?
Estudos apontam que a falta de planejamento é uma das principais razões que contribuem para a mortalidade dos pequenos negócios.
Segundo o pai da administração moderna, Peter Drucker, o planejamento estratégico pode ser explicado como sendo “um processo contínuo e sistemático de tomada de decisão empresarial com base em profundo conhecimento do futuro do negócio”. Incluindo os esforços necessários para aplicar essas decisões, medir resultados e prover feedback.”
Isso significa que planejar é essencial para que o seu negócio alcance o sucesso. Afinal, com um bom plano, você define metas, traça estratégias, antecipa necessidades e monitora seu progresso.
Ainda que se fale tanto sobre planejamento estratégico, esse é um tema com muitas dúvidas, seja sobre como desenvolvê-lo ou na hora da implantação. Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas para você organizar suas metas dos seus negócios para te auxiliar a enxergar o planejamento 2023 com mais clareza.
Mas, apesar de muito se falar em planejamento estratégico, há ainda muitas dúvidas sobre a importância de implantá-lo e sobre as formas de criá-lo. Para esclarecer mais sobre o assunto e te ajudar a organizar as metas do seu negócio para 2022, vamos explicar o que é planejamento estratégico e como e por que adotá-lo na sua empresa.
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Para que serve um planejamento estratégico?
Vamos começar do início para responder essa pergunta. O planejamento estratégico é o conjunto de mecanismos que uma empresa utiliza para definir o estabelecimento de metas, o empreendimento de ações, a mobilização de recursos e a tomada de decisões, objetivando a conquista do sucesso.
Em outras palavras, ele serve para criar estratégias direcionadas ao alcance dos resultados almejados.
Benefícios de realizar um planejamento estratégico para sua empresa:
- Conquistar um novo posicionamento da sua marca no mercado;
- Expandir o negócio para novos locais;
- Ampliar e diversificar os canais de venda;
- Aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças do mercado;
- Aumentar as vendas e os lucros;
- Otimizar a gestão financeira;
- Atrair e fidelizar clientes;
O processo de planejamento dentro das organizações é importante tanto quanto seu processo produtivo, pois com processo de planejamento podemos compreender melhor o futuro, tomando os devidos cuidados no presente.
De acordo com Kotler (2000, p. 67) “o segredo das empresas bem-sucedidas no mercado se deve ao fato de praticarem frequentemente a arte do planejamento estratégico”. O planejamento é de suma importância para as organizações, pois as organizações precisam de instrumentos para prever cenários, tentado garantir o crescimento e a permanência no mercado. E para isso, é necessário que se implante estratégias com ferramentas de apoio, buscando o equilíbrio e a manutenção para se manter no mercado. Melhorar imagem e reputação da empresa na mídia.
E agora, como fazer o planejamento estratégico 2023?
Agora que você já sabe o que é planejamento estratégico e conheceu alguns dos benefícios de implantá-lo no seu negócio, vamos mostrar alguns passos para implantá-lo no seu negócio:
1. Quais seus desejos para o próximo ano?
O primeiro passo para traçar estratégias, é saber o que você deseja atingir. Coloque no papel tudo que você almeja, para depois ver as possibilidades de realizar e ações para que isso se torne real. Trace objetivos desejados que sejam coerentes com a filosofia da sua empresa.
2. Foque no seu produto e serviço
Todo empreendedor precisa saber do propósito da empresa, mas mais que isso, precisa conhecer e ter domínio total sobre o produto ou serviço que vende. É necessário conhecer os diferenciais deles, os benefícios que podem trazer aos clientes, os motivos que vão levar as pessoas a consumi-lo. Saiba analisar as vantagens do seu produto. Assim, você terá um norte no planejamento e na definição das ações, já que é o seu produto que move sua empresa.
3. Conheça seu cliente
Saiba como os clientes estão interagindo com você e como melhor alcançá-los. Analise o comportamento do consumidor e defina seu perfil de compra, para avaliar se a capacidade dele está sendo explorada ao máximo ou não.
4. Faça uma análise estratégica do seu negócio
Uma etapa bastante simples, mas muito importante para traçar um planejamento, é saber quais são suas fraquezas, forças, ameaças e oportunidades. Tenha uma visão ampla ao ambiente interno da sua empresa, mas um olhar bastante criterioso do ambiente externo. A análise estratégica deve ser baseada dentro e fora do seu negócio. Faça uma análise da concorrência e defina qual é a posição atual do seu negócio no mercado.
Assim, você terá um norte de ações que não deram certo, de pontos que precisam ser melhorados.
6. Defina o plano de ação
O plano de ação tem por objetivo definir os desdobramentos da estratégia em ações com monitoramento. Por meio dele, você deve planejar tudo o que deve ser executado, criar uma metodologia, elaborar um cronograma e indicar os responsáveis para dar andamento a cada etapa.
7. Estabeleça indicadores
É muito importante se basear em informações reais para realizar todas as etapas citadas anteriormente. Ter dados como norte na definição de estratégias, traz muito mais assertividade e inteligência na tomada de decisões. Além disso, ajudam a identificar os gargalos para que sejam corrigidos rapidamente, bem como as oportunidades, para aproveitá-las da melhor forma possível.
Os indicadores são grandes aliados nessa jornada, pois servem para medir a diferença entre a meta e a situação atual do empreendimento.
Montar um planejamento estratégico requer bastante estudo e tempo. Mas, se você deseja sucesso no próximo ano, é imprescindível planejar e executar suas estratégias.
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