O Inbound Marketing, ou marketing de conteúdo, não é uma estratégia restrita à grandes marcas ou agências de publicidade e marketing. Toda empresa pode se beneficiar de um conteúdo bem feito e condizente com seu público alvo.
Veja como e por que você pode implementar o inbound marketing para pequenas empresas.
Quais as vantagens do Inbound Marketing para as pequenas empresas?
O primeiro benefício que podemos destacar é o baixo custo em relação às demais estratégias de marketing.
Outro benefício é se tornar uma autoridade no assunto em que sua empresa está inserida no mercado. Quanto mais você falar sobre o setor em que está inserido, fazer publicações tirando as principais dúvidas dos clientes, mais as pessoas o enxergarão como especialista no assunto e se sentirão confiantes em fechar um negócio com você. Com isso, você ganhará promotores da sua marca, ou seja, as pessoas vão recomendar você. Isso por você entregar informações diárias para seu cliente, manter um relacionamento de respeito e entregar um conteúdo extremamente relevante.
Tenha em mente que você precisará criar conteúdo para o público certo, no lugar certo (redes sociais, blog, vídeo) no momento oportuno. Esse processo fica mais fácil conforme você conhece seu público mais a fundo.
Como uma pequena e média empresa pode fazer o Inbound Marketing?
Agora que você sabe o que é Inbound Marketing e quais são seus benefícios, é hora de saber como implementar isso na sua estratégia.
Defina seu público alvo
É imprescindível que sua empresa tenha um foco e saiba quem quer atingir. Isso vai melhorar muito as suas estratégias.
Fazer pesquisa de público é trabalhoso e demanda um certo tempo, mas isso vai ser melhor do que perder seu tempo criando um conteúdo que não vai fazer sentido para o público que você quer atingir.
Pesquise as preferências do público, quais são seus objetivos, suas questões e crie sua Persona, que é uma espécie de personagem que identifica seu público.
Esteja onde seu público está
Você sabe qual é o seu público e sabe também quais assuntos interessam e quais são as principais dúvidas. Com essas informações, você planejou um conteúdo completo e esclarecedor. Onde colocar esse conteúdo? Nas redes sociais, no blog, email marketing ou em formato de vídeo? Em um primeiro momento pode ser que você precise testar onde qual formato se encaixa melhor, mas o ideal seria você marcar presença em toda a rede. Assim, você pode observar o comportamento do seu público-alvo, quais são as reclamações ou os elogios aos concorrentes, quais dúvidas os clientes possuem e manter uma conversa com seu público respeitosa e cordial.
Crie um blog no seu site
No blog você irá colocar todas as informações e soluções de problemas que seu público anda pesquisando na internet.
Escreva artigos interessantes, com um conteúdo rico que o pública sinta-se impelido a compartilhar. Ter um blog também te ajudará a ser encontrado pelos mecanismos de busca da internet, coisa que raramente acontece com as redes sociais.
Com um blog você conseguirá conversões e também nutrir os seus leads.
Quer implantar o Inbound Marketing na sua empresa? Nós podemos te ajudar com estratégias e conteúdos. Fale com a Spiner.