Se 15 anos atrás alguém falasse sobre ser Analista de Marketing Digital, um coro de boas gargalhadas acometeria o ambiente. 15 anos depois, é uma das profissões que mais cresce no mercado de trabalho e uma das áreas mais promissoras profissões do futuro.
Pois bem, os valores de mercado e de consumo tem se transformado numa velocidade muito alta e cada vez mais novas profissões vão surgindo, cada uma com exigências diferentes do profissional. Dentro deste contexto de transição nos moldes de trabalho, aquele que não tiver resiliência para inovar e se reinventar para as profissões do futuro vai ficar para trás.
Profissões do futuro
Acabou o tempo que a gente tem que colocar nossos filhos em Direito, Medicina ou Engenharia pra ele ser “alguém na vida” ou ter a garantia de uma boa renda. E, se você quer saber de uma coisa, essas profissões se saturaram de determinada forma que apenas portar um diploma destes não garante estabilidade financeira nenhuma pra você ou seu filho; se destaca nesses ou nos demais mercados de trabalho aquele que souber conciliar o conhecimento teórico e prático com as exigências das novas gerações.
Esse é um grande indício da transição do passado para o futuro. Com a mudança de valores sociais, pessoais e humanos, as profissões de cunho operacional perderam força e dão espaço para os criativos. E a grande tendência das profissões do futuro é a criatividade para lidar com crises e gerar recursos sustentáveis nas mais variadas esferas da sociedade.
Um exemplo claro disso é a profissão de Arquiteto das Águas. Parece um super poder, mas na verdade é uma atividade profissional que visa redirecionar e redistribuir os recursos hidráulicos tendo em vista as tendências urbanas, climáticas e ecológicas dos próximos anos; como o aumento do nível das águas e o aumento da população nas cidades.
O Marketing Digital como transição nos moldes de trabalho
Aquele papo de bater cartão, ter dress-code definido e ter que estar presente no mesmo horário de segunda a sexta na empresa é coisa do passado. A primeira área profissional que passou a romper padrões robóticos de trabalho foi a área da comunicação.
O trabalho com produtividade intelectual tende a ser mais flexível, tendo em vista que o processo criativo não tem horário certo para acontecer. A internet também possibilitou o trabalho remoto. É possível estar em contato o dia todo com os colegas de equipe, fazer reuniões e apresentações e monitorar tarefas coletivas à distância. Assim, elimina-se a necessidade de uma sede física em grande parte dos negócios. Desta forma nasceram os colabs: espaços colaborativos para pessoas trabalharem em seus projetos e/ou trabalhos à distância.
Além destes pormenores técnicos, o Marketing Digital também traz grandes transformações nos valores pessoais e profissionais do mercado de trabalho. Como a representatividade, o senso de comunidade, a necessidade de ouvir seu público, relações humanas, conteúdo informativo, entre muitos outros.
De uma maneira geral, a era da internet chegou pra ficar e pra revolucionar a maneira como a humanidade entende o mundo. E o Marketing Digital, sendo uma das primeiras profissões do futuro que tem o foco principal e exclusivo nos ambientes digitais, chega no mercado de trabalho derrubando grandes paradigmas profissionais.
Profissões que surgirão nos próximos anos
- Planejador de propósitos
- Humanizador de Marcas
- Renaturalizador
- Especialista em Corrupção
- Arquiteto das Águas
- Detector de Sinais Fracos
- Profissional de Melhoria Contínua
Essas são demandas que estão surgindo com as exigências da Indústria 4.0.
A Spiner já está antenada e acompanhando as tendências do mercado. Entre em contato conosco e saiba como podemos revolucionar sua comunicação!