O prospect foi bem sucedido e conquistamos um novo cliente. Agora é hora de arrematar a venda e apresentar aquela proposta de conteúdo avassaladora e mostrar para o seu que você sabe do que está falando.
Então, antes de sair jogando um monte de informações desconexas em um grupo de slides no PowerPoint, é bom seguir um pequeno roteiro e saber onde estamos e para onde vamos.
Por isso, a equipe da agência Spiner separou as melhores dicas para montar sua melhor proposta de conteúdo e fisgar esse job!
- Segmento e público alvo
O primeiro passo é entender muito bem o segmento do cliente e o público consumidor deste nicho de tal serviço/produto. Quem consome esse nicho de mercado? Sexo predominante, idade, classe social e hábitos de consumo são informações imprescindíveis na sua proposta de conteúdo.
Sabendo disso, começamos a entender pra quem estou escrevendo e com quem vou me comunicar. Que tipo de conteúdo essas pessoas consomem?
A criação de personas é uma estratégia essencial para que você defina os assuntos abordados, a linguagem utilizada, os horários de publicações, e muitos outros detalhes importantes para a criação de uma proposta de conteúdo com excelência.
2. Contexto e objetivo
Depois de entender bem sobre o segmento do cliente, descobrir com quem vamos falar, destrinchar o público alvo e criar algumas personas, agora é a hora de entender onde estamos e para onde vamos.
Um amplo panorama sobre o contexto atual do cliente no mercado de trabalho é necessário para que saibamos por onde começar e quais caminhos devemos trilhar para nos aproximarmos do objetivo.
Para viabilizar o trabalho com metas e definir um objetivo concreto, é necessário uma conversa profunda para entender as necessidades e expectativas do cliente ao contratar seus serviços. Um briefing bem elaborado junto de um cronograma de prazos e atividades ajudam muito ao apresentar sua proposta de conteúdo, além de ser 50% de toda a produção.
3. Tipos de conteúdo
É nesta etapa que sua proposta de conteúdo começa a ganhar um formato consistente. É aqui que você vai mostrar exatamente o trabalho que será desenvolvido durante a sua parceria com o seu novo cliente. Sabendo disso, essa parte demanda uma atenção maior do que o resto da proposta. Para não pisar em falso e cometer nenhuma gafe na hora de apresentar sua proposta, responda às seguintes perguntas:
- O conteúdo que estou produzindo merece a atenção do meu público?
- Como o conteúdo que estou produzindo oferece soluções para as necessidades dos meus clientes?
- Como adaptar o conteúdo que estou produzindo para as plataformas que meus clientes acessam?
- Como o conteúdo que estou produzindo irá inspirar os clientes a realizarem uma ação?
Responda essas questões de forma sutil ao longo de sua proposta utilizando exemplos e referências, comprovando que existe retorno e possibilidade de negócio através dessas estratégias.
4. Estrutura de conteúdo
Enquanto as perguntas do ítem acima são respondidas, uma estrutura vai ganhando forma. Porém é muito importante saber o ciclo das coisas e regar cada coisa no seu tempo certo.
Por exemplo, não é possível introduzir seu conteúdo com um tema extremamente completo e deixar o bêabá para depois.
Seu conteúdo deve ser gradativo e seguir uma lógica de raciocínio ao passo que seu público se aproxima e se interessa pelo que você tem a dizer.
5. Captação de conteúdos
Outra coisa a ser bem definida é a captação do conteúdo audiovisual.
As imagens serão tiradas da internet? Serão imagens públicas ou banco de imagens? Se o cliente quiser conteúdo próprio, como esse conteúdo será captado? O cliente envia ou você se desloca até lá para fazer esse trabalho? (além de sua proposta de conteúdo, essa parte é importante até na hora de precificar o seu serviço)
6. Método de trabalho e cronograma
Muito bem. Estamos quase lá…
Agora é hora de apresentar como você vai tirar tudo do papel e colocar na telinha.
Mostre ao seu cliente seus métodos de trabalho, sua rotina e a frequência com que vocês farão contato para trocar as figurinhas da experiência.
Alinhe um cronograma de prazos e publicações a partir da estrutura do seu conteúdo.
7. Linguagem ideal
Para finalizar sua proposta de conteúdo, volte lá no primeiro item da lista e entenda a linguagem da sua persona. Afinal, não adianta falar de forma eloquente quando se trata de uma marca de skate, por exemplo; ou de forma despojada para falar sobre tratamentos dentarios.
Voilá! A primeira parte está pronta.
Já temos um grande volume de informações e todos os caminhos a serem seguidos para sua nova proposta de conteúdo.
Agora o foco é montá-la de maneira prática, didática e esclarecedora na sua apresentação.
Os passos a seguir são essenciais para sua reunião ser um sucesso!
1- Estude sua plateia.
2- Apresentação breve e direta.
3- Tem que ter começo, meio e fim.
4- Não enrole, seja objetivo.
5- Mostre claramente os benefícios da solução/serviço/produto que vai oferecer.
6- Ensaie antes de apresentar.
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