Desde 2018 a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está ativa e gerando mudanças na forma como as empresas captam e preservam os dados dos seus prospects e clientes.
Com isso, existem uma série de obrigações que devem ser seguidas, inclusive, no que diz respeito à forma que ocorre a coleta desses dados.
Mais do nunca, as estratégias de geração de Leads que envolvem o Marketing Digital precisam de muita atenção!
Siga a leitura e entenda mais do assunto.
Entenda o que é LGPD
Inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation), criada pela União Europeia, a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) tem como foco proteger a população.
A lei entrou em vigor no Brasil a partir de setembro/2020 e é contra o uso desnecessário, antiético e ilegal de dados pessoais.
Com isso, fica definido que esses dados podem ser utilizados pelas empresas, se for autorizado pelos próprios usuários no momento da entrega das informações.
Se isso não for respeitado pela empresa, a mesma estará sujeita a multas e perda de credibilidade. Um verdadeiro prejuízo financeiro e para a imagem da organização!
Mas como isso impacta diretamente no Marketing Digital? É isso que veremos no próximo tópico!
O impacto da LGPD no Marketing Digital
Para que você possa melhor compreender o impacto da LGPD no Marketing Digital, vamos relembrar de algumas estratégias em que o uso de dados pessoais dos usuários se aplica:
- Ações de prospecção de Leads
- Entrega de materiais ricos
- Criação de Mailing
- Envio de Newsletter
- Oferta de cupons e promoções
O primeiro passo para estar em conformidade com a lei está na necessidade do consentimento do usuário para o disparo de qualquer mensagem comercial.
Para isso, é preciso incluir um termo de consentimento para a captação das informações e também disparo de qualquer mensagem comercial futura.
E por falar sobre termo de consentimento, também é obrigatório solicitar ao usuário o armazenamento de cookies e dados pessoais.
Como adaptar as suas páginas de capturas
Quando você começa a estudar e entender a fundo a LGPD, é possível ver que ela não é uma vilã ou veio para burocratizar o seu negócio. Pelo contrário, ela é uma grande aliada e que chegou no momento certo para melhorar a experiência e proteção dos usuários!
Abaixo, confira algumas regras básicas que devem ser seguidas e aplicadas nas páginas de captura:
- Os formulários incluídos nas páginas devem sem claro sobre como os dados serão utilizados e dar a opção para os usuários de autorizar ou não. O que se fazia no passado sobre deixar “pré-marcado” a opção que autoriza o uso está totalmente proibido.
- Assim que acessar a página, o usuário deverá receber uma notificação para que ele aceite ou não o registro de navegação.
- Mostre o máximo de valor nos seus produtos e faça conteúdos relevantes, para que o usuário veja valor nessa troca de dados por conteúdos.
Informação importante: o consentimento do uso dos dados só deve ser solicitado quando a operação envolver informações pessoais de crianças e adolescentes ou utilizar dados pessoais sensíveis.
Fique por dentro do mercado
O mercado de Marketing Digital demanda de muito conhecimento, que vai além da parte técnica, como é o caso da aplicação da LGPD.
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