Decidir qual plataforma de e-commerce é a mais indicada para o seu negócio, trata-se de um importante processo que requer grande análise por parte dos responsáveis pelo marketing digital de uma empresa, pois a plataforma na qual estará o seu e-commerce pode ser entendida como o motor, o coração, que fará a sua loja virtual pulsar ou não em vendas dos seus produtos na internet.
As plataformas de e-commerce são os sistemas responsáveis por apresentar suas mercadorias, vendê-las aos consumidores, além de toda a administração e gerenciamento dos produtos e pedidos.
Além disso, ainda é na plataforma de e-commerce escolhida, que você poderá disponibilizar uma série de recursos para incentivar o cliente a efetivar a sua compra. Portanto, é fundamental que ela proporcione as funcionalidades necessárias para que as suas vendas online ocorram conforme o esperado.
Cada uma das plataformas à sua disposição apresenta características, potencialidades e limitações diferentes, que exploraremos ao longo deste artigo para que você consiga encontrar a resposta sobre qual é a melhor plataforma de e-commerce para o seu negócio.
Como escolher uma plataforma de e-commerce
Ao decidir por determinada plataforma, você está escolhendo a “base” do seu negócio.
É fundamental considerar aspectos como: atendimento, suporte, gestão de estoque, SEO para e-commerce, entre outros fatores que devem ser muito bem analisados ainda no momento de definir quais os recursos que o seu negócio precisa oferecer na plataforma.
Pense no futuro, no crescimento, no quanto você quer ganhar com o seu e-commerce e só depois você escolhe a ferramenta, ou seja, antes de pensar no meio pelo qual você vai dar vida à sua loja na internet, é importante estar bem planejado como você vai querer que esta loja funcione.
Existem muitas plataformas/serviços de e-commerce, pagos e gratuitos, que permitem que pessoas sem qualquer conhecimento em design ou programação construam lojas virtuais de forma fácil e rápida.
Porém, essas plataformas mais simples não possuem os recursos necessários para otimizar a sua loja, integrá-la com um sistema de CRM (manter uma relação com seus clientes e fazer upsell/cross-sell), ou auxílio de uma ferramenta de CRO (Conversion Rate Optimization, ou seja, a análise das suas páginas e melhoria das conversões).
O manuseio de uma plataforma de e-commerce mais robusta é mais complicado (tecnicamente falando) e exige mais conhecimento do usuário, ao mesmo tempo em que fornece tudo aquilo que você precisa para tocar o seu negócio.
Apesar de um maior investimento inicial, há uma série de vantagens em construir o seu site de e-commerce sobre alguma das maiores plataformas do mundo – que dão controle absoluto sobre cada um dos aspectos da sua loja online.
Atualmente, existem diversas plataformas disponíveis no mercado, cada uma com particularidades e recursos específicos. Conheça algumas delas:
Plataforma de e-commerce: VTEX
Sendo indicada para empresas de todos os tamanhos, a VTEX é uma das pioneiras na comercialização de software como serviço (SaaS) na América Latina. Sua grande vantagem é a integração entre diversas soluções, que garante melhor aproveitamento por parte dos recursos utilizados em seu e-commerce.
Plataforma de e-commerce: Magento
Sem dúvida, é a mais conhecida em todo o mundo e abrange desde grandes clientes, como Samsung, até pequenas lojas virtuais, por estar disponível gratuitamente e possuir uma versão mais completa paga. Ainda assim, Magento segue sendo a plataforma de e-commerce mais completa, dinâmica e arrojada do mercado atual, oferecendo uma série de recursos extremamente importantes e sendo de fácil utilização.
Plataforma de e-commerce: Rakuten
Se a sua empresa possui diversas marcas, Rakuten pode ser a plataforma de e-commerce mais indicada para o seu negócio. O seu principal recurso é reunir diferentes lojas virtuais em único shopping online, possibilitando, assim, que o cliente possa encontrar todas as marcas da sua empresa em um único lugar.
Como pode ver, a melhor plataforma de e-commerce é aquela que se adapta melhor ao seu tipo e propósito de negócio. Depois de criado, é importante fazer uma campanha no Google Ads para divulgar e aumentar as vendas. Saiba mais: https://www.spiner.com.br/solucoes/google-ads