Redes sociais para empresas exigem mais do que publicações frequentes. Nesse artigo, você confere como montar uma estratégia prática que vai ajudar sua marca a ir além dos likes, para alavancar seus resultados.
- Porque investir nas redes sociais para empresas
- Dica 1: Apresentação estratégia
- Dica 2: Planejamento de conteúdo
- Dica 3: Interação e engajamento
Porque investir nas redes sociais para empresas
Você sabia que 71% dos clientes que tiveram uma boa experiência de compra nas redes sociais recomendariam a marca para amigos e familiares? É o que afirma uma pesquisa realizada pela Oberlo, plataforma internacional de drop shipping.
Se antes elas serviam apenas como entretenimento, hoje interferem diretamente na busca por produtos e serviços e seu negócio deve responder a isso. De acordo com o estudo, o número de usuários chegou aos 3.2 bilhões em 2020, o que representa 42% da população em todo o planeta.
As pessoas não estão apenas conectadas às redes sociais, mas são influenciadas diretamente pelos conteúdos que consomem. Dados da mesma pesquisa afirmam ainda que 54% dos consumidores fazem uso das redes durante o processo de compra; e que 73% das marcas entrevistadas tiveram um retorno positivo ou muito positivo com o marketing nas redes sociais.
Bom, você já tem provas suficientes para acreditar que sua marca deve pensar na experiência do usuário como um todo: desde o processo de atração até o pós-venda. Agora vamos entender como fazer isso na prática.
- Apresentação Estratégica
A primeira dica relacionada às redes sociais para empresas é apostar em uma apresentação estratégica da sua marca. Em outras palavras, você deve estar atento a todos os detalhes e explorar o máximo de cada canal.
Para começar, não abra mão de imagens e fotos de qualidade, tanto para as publicações quanto para o perfil da empresa em cada rede social. O ideal é que as imagens dos perfis e capas sejam padronizadas e alinhadas à identidade visual da marca.
Da mesma forma, não se esqueça de utilizar preencher a descrição em cada rede social, por exemplo, a bio no Instagram, a área de sobre no Facebook e a descrição no Linkedin. Assim, mesmo quem ainda não te conhece, pode entender o que você faz e onde atua. Para isso, crie descrições claras e objetivas, que chamem a atenção do seu público-alvo.
Embora pareça óbvio, vale lembrar a necessidade de manter os horários de funcionamento atualizados, bem como os telefones de contato, whatsapp e e-mail. Quanto mais informações e formas de contato estiverem disponíveis, mais fácil será para o seu público te encontrar e melhores serão os seus resultados.
- Planejamento de conteúdo
Invista em planejamento de conteúdo! Publicações esporádicas e sem estratégia minimizam a potência que a sua rede social pode oferecer. Planejar ajuda a otimizar tempo e aumentar os resultados de interação, engajamento e vendas.
Primeiro, entenda quem é seu público nas redes sociais e quais são suas necessidades. O que ele procura? Como utiliza as mídias sociais? Essas respostas variam bastante de acordo com a idade e as preferências pessoais.
Em segundo lugar, escolha o tom de voz apropriado. Lembre-se que, ao falar com todo mundo, você não fala com ninguém. Definir sua linguagem ajuda sua marca a se aproximar do público e destaca seu conteúdo em relação aos demais.
Com essas duas regras em mente, é hora de definir o que você irá compartilhar. As redes sociais para empresas são muito relevantes para a etapa de atração do funil de vendas, que se refere à primeira etapa, quando o consumidor ainda não sabe que precisa de você, mas quer saber mais sobre o mercado em que você atua.
O principal erro quando o assunto são as redes sociais para empresas é transformar seus perfis em catálogos. Lembre-se: você nunca deve panfletar no Facebook, Instagram ou LinkedIn. Para não cometer esse erro, evite falar sobre você. Compartilhe conteúdos atrativos, com dicas úteis para o dia a dia do seu público, informações sobre o mercado e temas que estejam em alta.
Se o seu negócio vende roupas, por exemplo, você pode falar sobre as tendências da moda. Gráficas podem dar dicas sobre a importância dos materiais impressos para o marketing de empresas. Indústrias podem falar sobre a utilidade dos seus produtos, etc.
- Interação e engajamento
Por fim, a terceira dica sobre redes sociais para empresas é a respeito da importância de promover a interação e o engajamento do seu público. Isto é, apostar em ações que aproximem a sua marca de clientes em potencial.
Como a comunicação por elas é mais informal, sua marca também pode falar de uma maneira mais leve e íntima. Para isso, investir em anúncios no Facebook Ads é fundamental. Lembre-se de que existem muitos negócios do mesmo segmento com o objetivo de atingir o seu público.
Quando você colocar a estratégia certa em prática, seu público vai começar a interagir. Nesta hora, não se esqueça de fazer a sua parte: responder comentários e mensagens é fundamental. Seguindo essas dicas de redes sociais para empresas, você terá excelentes resultados, aumentará o alcance da sua marca, conquistará novos clientes e irá fidelizar aqueles que já fazem parte da sua carteira.