Muitos donos de pequenas e médias empresas entram em contato conosco com dúvidas se vale a pena ou não investir em uma campanha de marketing digital.
Os principais questionamentos são: se as vendas do negócio realmente podem aumentar, quanto investir, se os resultados começarão a ser observados a curto prazo e como eles poderão ver esses resultados.
Antes de iniciar qualquer tipo de campanha de marketing digital, todos os processos de planejamento e execução são realizados por profissionais altamente capacitados. E eles são os responsáveis por realizar pesquisas sobre o seu segmento de negócio e do público que você deseja atingir.
A seguir vamos mostrar a importância de monitorar as campanhas de marketing e como os resultados são avaliados.
Por que é importante monitorar uma campanha de marketing digital?
Depois de todo o processo de montagem do briefing com o cliente, de pesquisas do segmento de mercado e do público-alvo, a campanha de marketing digital é desenvolvida por um especialista.
O principal objetivo desse especialista é de gerar o máximo de resultados a partir do investimento realizado pelo cliente. Por isso, toda campanha é monitorada e avaliada regularmente para seja identificado quais estratégias estão gerando mais resultados e quais precisam de ajustes.
Agora que você já sabe os motivos de monitorar uma campanha de marketing, veja como avaliamos os seguintes meios: sites e páginas, SEO e redes sociais.
Como são avaliados os resultados de uma campanha de marketing digital?
– Sites e páginas
A principal ferramenta para avaliar uma campanha de marketing é o Google Analytics. Essa plataforma gratuita do Google oferece diversas informações e dados relacionados ao site e página, como: número total de acessos; quantas vezes determinada página (ou hotsite) foi visitada; por quanto tempo as pessoas navegaram, aspectos do perfil dos visitantes como gênero, idade, região e muito mais.
Por meio do Google Analytics também é possível verificar o desempenho dos anúncios do Google AdWords e dos envios de e-mail marketing.
– SEO
Atualmente há diversos aplicativos e extensões que fornecem informações sobre o desempenho do SEO (Search Engine Optimization) da parte interna e externa do site.
A parte interna é composta pelas configurações realizadas no desenvolvimento do site. Já na externa, são analisados os textos das páginas, palavras-chaves e outras técnicas de SEO que são essenciais para se obter um melhor posicionamento nos mecanismos de busca.
– Redes Sociais
As próprias redes sociais oferecem algumas informações sobre o desempenho das páginas e do comportamento do público.
Por exemplo, o Facebook disponibiliza alguns dados na plataforma chamada Insights e no Gerenciador de Anúncios.
Mas para completar as informações, existem alguns sites e aplicativos que apresentam mais análises e métricas das redes sociais. Dessa forma, também é possível comparar os resultados com períodos anteriores e avaliar as melhores estratégias que foram utilizadas.
Independente do meio onde foi criada a campanha de marketing digital, todos os resultados devem ser avaliados de acordo com o objetivo e proposta de cada ação.
Por isso, todo esse processo deve ser realizado por profissionais capacitados, como os da Spiner. Nossos especialistas enviam mensalmente relatórios com as avaliações dos resultados das campanhas de marketing digital e explicam para os clientes quais as estratégias foram utilizadas, os resultados conquistados e os pontos de melhorias.
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