E-mail marketing é a prática do marketing digital que consiste no envio de mensagens eletrônicas a um público previamente cadastrado. Apresenta-se como mais uma ferramenta que pode ser utilizada virtualmente pela sua empresa para divulgar novidades, produtos, promoções, eventos, mensagens institucionais, enfim, aquele conteúdo que estiver definido em seu plano de marketing, para um grupo seleto de consumidores ou potenciais consumidores com a finalidade de trazer maior rentabilidade à sua empresa.
E-mail marketing x Spam
É considerado spam aquele conteúdo que a pessoa não pede para receber e que chega a sua caixa de e-mail. A grande diferença do e-mail marketing para o SPAM é que, no e-mail marketing, a pessoa se cadastra em sua base de dados, assim, autoriza a sua empresa a entrar em contato com ela periodicamente.
Outra grande diferença entre esta prática de marketing e a utilização indevida de bancos de dados com mensagens que as pessoas não querem, é o fato de que em e-mails marketing, geralmente é enviada a possibilidade de que a pessoa deixe de receber aquelas mensagens, em uma prática simpática e que mostra a boa índole da empresa ao estabelecer o contato com os seus clientes.
Trabalhando com mailing
Mailing é o nome que recebe a lista de contatos que se cadastra para receber os seus e-mails marketing. No seu site, deve haver um campo para preenchimento dos dados de contato dos visitantes e, com estes dados, se torna possível o envio de e-mail marketing diretamente para aquelas pessoas que estão permitindo o contato de sua empresa e querendo receber as suas mensagens.
Segmentação: Saiba quem recebe o seu e-mail
Através dos processos de segmentação do mercado, você pode ter a segurança de que o seu e-mail chegará somente para pessoas que seriam potenciais consumidoras do seu produto ou serviço. É possível ainda direcionar a mensagem a uma determinada faixa do seu público, bem como enviar mensagens personalizadas, em aniversários ou datas festivas, por exemplo, basta que estas informações estejam disponíveis em seu banco de dados.
Mensurando os resultados
Desenvolvendo as campanhas de marketing digital, é muito mais fácil para a sua empresa mensurar os resultados. No caso do e-mail marketing, as empresas podem ter acesso aos dados completos de visualizações do e-mail, bem como os dados de quantas pessoas clicaram no e-mail e foram até determinado link, e ainda uma série de métricas que permitem atestar ou não o sucesso de determinada campanha de envio de e-mail marketing.
Uma prática rentável
Em um estudo realizado no final de 2011 pela Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto), foi comprovado que, naquela época, 78% das empresas já utilizavam e-mail marketing como forma de se posicionar ao lado do público-alvo na internet.
Destes 78%, quase a totalidade se disse satisfeito com os resultados obtidos após o envio de e-mail marketing, seja no aumento efetivo das vendas, ou na certeza de estar estabelecendo um relacionamento com o público-alvo, a fim de agregar valor à marca.
Ou seja, além da rentabilidade comercial, como o aumento de vendas de determinado produto, que o e-mail pode provocar, ele ainda garante que a sua empresa estará corretamente posicionada ao lado de consumidores e prospects, para fazer com que a imagem da sua marca seja sempre vista como referência na hora da decisão de compra.
Contudo, investir no e-mail marketing é uma prática que tem se mostrado cada vez mais rentável para as empresas que já perceberam a potencialidade deste tipo de comunicação. Apresentando uma série de benefícios e funcionalidades, o e-mail marketing pode se tornar, portanto, uma ótima ferramenta de venda, ao passo em que estabelece um contato favorável da sua marca para com o seu público, podendo vir a gerar o aumento da lucratividade da sua empresa.