O conceito de pagerank foi desenvolvido na Universidade de Stanford por Larry Page e Sergey Brin, alguns dos fundadores do Google, e consiste em nada mais e nada menos do que uma série complexa de algoritmos que visam ranquear todas as páginas da internet para aparecerem melhores ou piores posicionadas no mecanismo de busca mais utilizado de todo o mundo.
Pagerank é, então, a maneira que a gigante da internet encontrou para posicionar as páginas em seu site, entendendo-se que os algoritmos desenvolvidos por Larry Page levem em conta a relevância do conteúdo de cada página e analise as chances de se encontrar as respostas mais adequadas para cada palavra-chave digitada no Google.
Portanto, pagerank é uma série de algoritmos que são os responsáveis por fazer com que determinada página seja vista na primeira página ou na última página do Google, tendo em vista que se faz uma análise com as demais páginas da internet que compõem aquele segmento e, a seguir, são ranqueadas aquelas que possuem o conteúdo mais relevante.
Como funciona o Pagerank?
Embora pareça difícil de entender, o sistema de Pagerank não é tão complexo quanto parece, podendo ser exemplificado como uma eleição das páginas que foram consideradas como mais relevantes. Se um candidato (ou página) receber o maior número de votação (links a ela ou número de visitação), ele será o primeiro colocado e com uma página da internet que funcione no pagerank não é diferente. Quanto mais as outras páginas da internet indexaram um link para ela, e quanto mais os usuários acessarem aquela página, mais o sistema irá considerar que aquela é a página que contém o conteúdo mais relevante e, assim, o pagerank fará com que ela apareça entre as primeiras páginas.
Métricas para medir o pagerank da sua página
Atualmente, há diversos blogs e sites que conseguem enumerar a posição que determinada página irá aparecer no Google. Cabe ressaltar que o pagerank é feito por página e não por site, podendo fazer com que um site desconhecido tenha uma determinada página considerada como a mais relevante da internet.
Além de sites e blogs, o próprio Google disponibiliza plug-ins para que se consiga compreender como vem se dando o posicionamento de determinada página no mecanismo de busca e, com isso, permite que os profissionais de marketing trabalhem para melhorar o desempenho da página, a fim de que ela se posicione de forma mais satisfatória no mecanismo de busca.
Como melhorar o seu pagerank?
Caso você descubra que a sua página aparece muito longe da posição que você queria ocupar no Google, há formas para que se consiga melhorar este desempenho. Uma das principais formas é através do linkbuilding externo, que consiste em indexar o link da sua página em outros sites do mesmo segmento que o seu, fazendo com que os algoritmos do pagerank considerem o seu conteúdo mais relevante do que o conteúdo apresentado pelo concorrente, por exemplo. Para deixar claro o exemplo, imagine o cenário em que o site A coloca um link para o site B. O mecanismo de pagerank interpreta que o site A está dando um voto para o site B, ao modo em que isto fará com que haja um melhor posicionamento do B em relação ao A.
Outras formas de melhorar o posicionamento da sua página no Google são investir em técnicas SEO ou optar pela compra de anúncios no Google Adwords.
Contudo, conseguir reconhecer como funciona o maior site de busca do mundo, saber como melhorar o seu posicionamento orgânico no Google e tudo o que foi apresentado neste artigo, pode ser muito útil na hora de planejar e definir as melhores estratégias de marketing digital para a sua empresa.