O SEO para e-commerce pode colocar sua loja na primeira página dos resultados de pesquisa do Google, sem pagar por isso. Nada mal, né? Continue lendo que a gente explica melhor.
Se você tem uma loja virtual, com certeza, já se perguntou como vender mais ou gerar mais leads para o seu negócio. E se você pesquisou no Google, deve ter lido algumas respostas, como: anuncie no Facebook Ads, invista em Inbound Marketing ou tenha uma estratégia de Mídias Sociais.
É verdade que você deveria investir em todas elas, mas hoje nós vamos falar sobre outras duas igualmente importantes e eficazes: marketing de conteúdo e estratégias de SEO. Mas como elas podem te ajudar na prática? É o que você verá neste artigo.
Antes de começar, só para recapitular SEO é um termo em inglês que significa Searh Enginee Optimazation (otimização para mecanismos de busca). O objetivo é mostrar para o Google que você tem o melhor resultado para a pesquisa de determinada palavra chave e, se conseguir convencê-lo, aparecer entre os primeiros resultados sem precisar pagar por isso.
Durante muito tempo as pessoas pensaram que SEO, inclusive para e-commerce, se resumia em escrever um amontoado de palavras iguais, negritadas e sem sentido algum, para aumentar exponencialmente o número de visitas no site. Com isso, muitos portais se beneficiavam com as oportunidades de anúncio. Afinal, quanto mais visualizações, mais eles poderiam cobrar pelas propagandas.
Pode ser que, por um espaço curto de tempo, isso tenha funcionado, mas não durou muito. Com o desenvolvimento da tecnologia empregada no algoritmo do Google (o robôzinho responsável por mapear as páginas em busca das melhores respostas para a sua pesquisa), as técnicas precisaram ser revistas. Hoje, sabemos que toda página que deseja ser encontrada deve contar com dois pré-requisitos: ser escaneável e amigável.
Já vamos explicar: uma página escaneável é aquela facilmente encontrada pelos mecanismos de busca. Você não imagina que haja milhares de pessoas que procuram pelos melhores resultados cada vez que alguém faz uma busca, né? Quem fica com essa tarefa são os robôs do Google e, para que os resultados mantenham a qualidade e a rapidez, eles seguem um padrão de scanner. Por isso, é importante que a sua estrutura seja alinhada às boas práticas da ferramenta.
Por outro lado, se os robôs mapeiam, eles só fazem isso porque existem pessoas reais que irão consumir aquele material. Por isso, seu texto também deve ser amigável. Evite palavras difíceis, explique suas ideias de maneira simples e deixe claro seu objetivo.
SEO para e-commerce: como ele me ajuda na prática?
Agora que os conceitos estão (superficialmente) apresentados, vamos à prática. Como você deve saber, o número de lojas virtuais cresceu 40% apenas em 2020. Isso significa que você precisa fazer mais do que ter um site, se quiser conquistar seu cliente.
Estratégias em mídias sociais são importantes, mas hoje nosso foco será conteúdo e SEO. Essa é uma dupla que caminha junta e te ajuda a alcançar resultados duradouros, que não apenas geram vendas, mas contribuem com a autoridade da sua marca.
Quando você tem uma boa estratégia de conteúdo, que não fala apenas sobre você, mas entrega temas úteis para o seu usuário, fica mais fácil aumentar o número de visitas e construir sua autoridade em determinado assunto. Assim, a conta fica simples: quanto mais visitantes, mais conversões, leads e vendas. Ainda nesse cenário de conteúdo, outro ponto importante é reduzir a taxa de rejeição. Bons materiais aumentam o tempo de retenção do usuário e a probabilidade da compra. Isso é o que as técnicas de seo para e-commerce fazem.
Tá, mas quem vai comprar?
Esse é o primeiro pré-requisito para o sucesso: você precisa saber com quem irá falar. Vá além dos dados demográficos e busque o real problema do cliente, mostre que você tem a solução e comprove isso.
Durante esse processo, muitas dúvidas devem surgir: responda todas! É sua responsabilidade oferecer uma experiência excelente ao usuário com a sua marca, mesmo antes da compra. Para te dar uma mãozinha, separamos alguns itens que podem ir para a lista:
- Vídeos
- Tutoriais
- Depoimentos
- Fotos, vídeos do produto/serviço em ação
- Campanhas em datas comemorativas
Quais são os primeiros passos?
Depois que a persona e os materiais estiverem definidos, é hora da prática. A seguir, você confere três maneiras de começar a trabalhar o SEO do seu site e melhorar seu posicionamento nos resultados de busca.
- Uso de palavras-chave: todo o trabalho de SEO é feito com base em palavras-chave. Isso significa que cada conteúdo do seu site deverá ser feito para responder a uma palavra. Você deve escolher aquelas que o seu público utiliza para pesquisar e nunca utilizar duas páginas diferentes com a mesma palavra, já que elas concorreriam entre si.
- Otimização de url: para que sua página seja encontrada mais facilmente, você deve otimizar as URLs. Ao invés de meusite.com.br/produtos/palavrachave, prefira: meusite.com.br/palavrachave.
- Experiência do usuário: seu trabalho de SEO pode ser impecável, mas se o seu site não for agradável visualmente e funcional, tudo será perdido. Além da primeira impressão, o primeiro clique também é o que fica. Portanto, capriche na sua estrutura e proporcione a melhor navegação para quem já chegou até você.
E se você tem um e-commerce, sabe que a jornada não para por aí. Nós temos alguns conteúdos que podem te ajudar bastante nessa jornada de vender mais através do digital:
SITE PARA E-COMMERCE: O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ESCOLHER?
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES NO AMBIENTE DIGITAL: COMO FAZER?
TENHO UM E-COMMERCE! COMO FAZER MINHA LOJA APARECER NAS PESQUISAS DO GOOGLE?