Sua empresa está produzindo vídeos como parte da estratégia de divulgação? Ou talvez você queira começar a usar essa mídia como uma nova forma de fazer marketing. Como garantir que esses vídeos sejam vistos por seus possíveis clientes? Hoje vamos falar tudo o que você precisa saber sobre o SEO para vídeos, o mapa para que seu público te encontre!
Imagina só essa situação: você está procurando um restaurante para comer em uma determinada rua. Dentre todos os restaurantes, existe um que é o melhor de todos e o mais barato, só que tem um problema: você não consegue encontrá-lo. Todos os outros têm identificações, placas, mas esse não. Mesmo que esse seja o melhor, já que você não sabe onde ele fica, o que resta é ir em outro. Fazer o que?
Essa ilustração mostra que não basta ter um conteúdo excelente. Se ninguém encontra seu vídeo, ele não vai ser visto. Aí que entra o SEO para vídeos. SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização de mecanismo de busca. Em outras palavras, é utilizar estratégias que levem seu vídeo a aparecer quando alguém pesquisar sobre o tema no Google.
É importante entender que além do SEO para vídeos, uma boa estratégia de otimização passa por todos os canais da sua empresa como redes sociais, blog, e site. Utilize imagens, infográficos e hashtags para aumentar o poder de compartilhamento do seu conteúdo. Uma estratégia que cubra todas as bases olha para sua marca de forma universal.
SEO para vídeos: o que é e por que importa?
A cada minuto, 500 horas de conteúdo são postadas no YouTube. São muitos vídeos. Isso quer dizer que o YouTube precisa saber quais são os conteúdos relevantes para poder mostrar para os espectadores. Isso acontece através do famoso “algoritmo”, que nada mais é que uma série de análises para entender quais vídeos irão agradar o público.
Uma boa estratégia de SEO para vídeos vai fazer com que seu vídeo se posicione melhor nas pesquisas e seja recomendado para mais pessoas. Sem isso, ainda que seu conteúdo seja excelente, os resultados serão frustrantes. Mesmo assim, precisamos enfatizar a importância de um bom conteúdo. Ninguém vai encontrar um tesouro sem o mapa, mas também não adianta ter o mapa se ao chegar no X não tiver nada de valor no baú.
Demos o Play e não paramos mais
Estima-se que em 2022 82% do tráfego da internet virá do consumo de vídeo. Isso faz muito sentido. Os vídeos trabalham o visual e auditivo, enquanto as outras mídias só trabalham um dos sentidos por vez.
A popularIdade desse meio já está sendo aproveitada pelas empresas, que estão investindo cada vez mais nele como estratégia de marketing. Uma pesquisa da Wyzowl mostrou que 86% das empresas entrevistadas usam o vídeo como ferramenta de marketing e 87% das que usam disseram que essa mídia traz resultados financeiros positivos.
Os vídeos curtos, como os Reels do Instagram e os Shorts do YouTube têm se tornado os queridinhos do público. Isso não quer dizer que os vídeos longos não tenham relevância. Muito pelo contrário, cada um tem seu lugar e uma boa estratégia de marketing de conteúdo trabalha tanto um com o outro, dependendo do objetivo.
Como inserir vídeos na sua rotina de marketing
Não dá pra ficar de fora do mundo dos vídeos, você precisa usar essa mídia como parte da sua estratégia de marketing. Para começar, pense em quais conteúdos sua empresa pode oferecer pro público. Algumas ideias:
- Webinars
- Tutoriais
- Entrevistas
- Reviews de produtos
- Perguntas e respostas
Não precisa de muito investimento para começar. Se seu conteúdo for bom e o vídeo (e áudio!) for de qualidade, crie uma boa estratégia de SEO e vai dar tudo certo. Para começar bem no SEO para vídeos, olha só essas dicas:
- Crie um título direto (60 caracteres) que chame atenção e use palavras-chave.
- Escreva uma boa descrição que também trabalhe com as palavras chave e fale um pouco sobre os assuntos abordados no vídeo.
- Crie anotações no vídeo que leve os espectadores a outros vídeos seus.
- Produza séries e as organize em playlists.
- Explore o YouTube Shorts.
- Use hashtags realmente relevantes no título e na descrição do vídeo.
- Crie uma thumbnail (aquela “capa” do vídeo) de qualidade e que chame atenção.
É sério, use vídeos na sua estratégia de marketing. Você não vai se arrepender. Não é necessário fazer uma superprodução, mas é necessário estar presente e fazer isso com qualidade. A gente acredita em você!