Primeiramente, entenda o que é design responsivo: são técnicas de design, que tem como principal objetivo aprimorar a acessibilidade e usabilidade, fazendo com que um site se adapte ao dispositivo do usuário.
Cerca de 43% dos e-mails são abertos em dispositivos móveis e 71% das compras são influenciadas por e-mails enviados por empresas.
Por isso, se atente as dicas para seu e-mail marketing.
Use imagens pequenas: Imagens grandes são grandes limitadoras de um e-mail mobile responsivo. Utilize imagens com no máximo 240px. Use a criatividade!
Use uma fonte legível: O tamanho ideal é 13 pixels e fontes menores podem alterar seu layout. Se atente com as palavras em negrito e em letras maiúsculas, elas são mais difíceis de ler em fontes menores e em telas menores.
Use um template: Existem Templates prontos para a criação do seu e-mail marketing responsivo, use o Antwort, tem uma linguagem simples e funciona em vários dispositivos para todos os tipos de clientes.
“Mobile first”: Começar com a experiência móvel é mais fácil do que tentar adaptar o conteúdo ao desktop. Não existem normas que o desktop e mobile devem manter o mesmo conteúdo ou design, por isso seja criativo.
Conteúdo – Coloque as principais informações no lead: Verifique se o cliente pode compreender suas mensagens mais importantes sem ter que rolar a página, e se isso o força a navegar ou clicar.
Design para imagens desativadas: Se atente se os links das imagens estão corretos e evite a tela branca, esse erro faz surgir desinteresse por parte do seu cliente, por não conseguir visualizar o conteúdo.
Teste: Faça vários testes e pense como o cliente vai se comportar ao ver seu e-mail marketing. Preste atenção às imagens, textos, links e se a mensagem foi passada de forma correta e satisfatória.