Antes de escolher seu site para e-commerce, você precisa conhecer o básico. Leia este artigo e saiba o que não pode faltar no seu site de vendas on-line, além de obter outras dicas e informações nos tópicos a seguir.
• Importância do site para vendas online
• Como escolher a melhor plataforma para e-commerce
• Dicas para o e-commerce ganhar visibilidade
Importância do site para e-commerce
Com a crescente demanda pela venda no ambiente digital, empresas de diferentes mercados sentiram a necessidade de investir nessa modalidade para comercializar seus produtos e serviços. A tendência das vendas online, que já existia antes mesmo da pandemia do coronavírus começar, ganhou força e cresceu de forma exponencial com as medidas de distanciamento social.
Porém, por mais que seja possível vender em diferentes canais na internet, ter um site para e-commerce é uma aposta assertiva para quem desejar escalar resultados, investir na variedade de produtos e estruturar a atuação da empresa na modalidade dentro do seu segmento. Isso acontece porque uma plataforma de vendas on-line adequada não auxilia apenas no processo de compra e venda, mas confere profissionalismo e credibilidade para a marca, promove o sentimento de confiança para consumidores e também serve como cartão de visitas para aqueles que ainda não conheciam a sua empresa.
Diferente das vendas pelas redes sociais, um site para e-commerce oferece inúmeras possibilidades que se assemelham à experiência de compra presencial e ainda têm vantagens exclusivas, por exemplo: filtrar produtos por categorias e preços, e checar estoques de tamanhos e cores. Assim, o processo fica mais rápido e assertivo para o consumidor.
No entanto, não basta ter uma plataforma, é necessário contar com uma estratégia de comunicação para geração de leads. Investir em ações para fazer com que possíveis clientes encontrem na sua marca é essencial e saber como diferenciá-la é o que você precisa para crescer. Lembre-se de que a concorrência cresce a cada dia e, por isso, ter uma estratégia de divulgação que comunique sua marca, exponha seus produtos e gere conversões é a grande sacada.
Como escolher a melhor plataforma para e-commerce
Basta uma pesquisa rápida nos sites de busca para você perceber que existem diferentes plataformas para quem deseja ter um site para vendas online. Conhecer as particularidades de cada uma é a melhor forma de escolher qual é a melhor alternativa para o seu negócio. Por isso, separamos algumas informações que podem ajudar:
- Plataforma Open Source
Consiste nos modelos de código aberto, com a vantagem do layout e funcionalidades da loja virtual serem
adaptadas conforme as necessidades de cada empresa. Outro ponto positivo é que não há cobrança de licenças ou
outras taxas, razão pela qual esse é um dos formatos mais populares entre lojistas. A desvantagem é que você precisará de um profissional com conhecimento avançado em programação para fazer as personalizações necessárias. - Plataforma Proprietária
Nesse sistema, diferente do anterior, você não tem acesso ao código fonte, pois se trata de uma opção com
código fechado. Em outras palavras, isso significa que existe um padrão de layout com opções específicas de personalização. Assim, o custo pode ser mais elevado e da mesma forma é preciso contratar um profissional ou
empresa para customizar o e-commerce do jeito que você preferir. - Plataforma SaaS
Essa é mais uma opção disponível para quem deseja ter um site para e-commerce com custo reduzido e mais praticidade. Toda a infraestrutura do e-commerce é instalada em um formato de nuvem e se assemelha ao aluguel de uma loja. A desvantagem é que, caso lojista queira trocar de plataforma, perderá todos os dados. Outra alternativa a esse modelo é a Open SaaS, que conta com baixo custo, alta praticidade e segurança de armazenamento. - Plataforma Licenciada
Esse modelo funciona com a aquisição de uma licença para o uso do código fonte desenvolvido por
terceiros e, em geral, é a escolha de grandes empresas. Para construir e fazer a manutenção do e-commerce é preciso dispor de uma equipe interna com conhecimento técnico.
Depois de conhecer as opções disponíveis, considere as despesas, vantagens e desvantagens de cada uma. Lembre-se de checar valores de mensalidade, implementação, acompanhamento e etc. Além disso, é importante conferir quais são as integrações permitidas (chat, e-mail marketing, meios de pagamento e outras), e qual é a capacidade do servidor, sendo que quanto mais acessos você tiver, maior ela deverá ser.
Avalie qual é o suporte técnico oferecido, garantias de segurança e se a plataforma é responsiva, ou seja, que se adequa aos dispositivos móveis.
Dicas para o e-commerce ganhar visibilidade
Depois de escolher a melhor plataforma para o seu site para e-commerce, trace seu plano de comunicação: ele é o responsável por levar os consumidores até o seu e-commerce e evitar que ele fique largado às moscas. Como dissemos antes, investir na melhor plataforma só faz sentido quando as pessoas forem direcionadas a ela.
Para esse trabalho, evite economizar. Contratar profissionais capacitados e investir em soluções eficientes representa o início dos melhores resultados. As redes sociais, por exemplo, são grandes aliadas para promover sua marca. Os anúncios, como Google Ads e Face Ads, por outro lado, entregam o produto e possibilitam a compra imediata.
Parece que é muita coisa? Fique tranquilo! O começo realmente demanda bastante trabalho, especialmente na construção e divulgação da plataforma, mas com a estratégia alinhada, fica mais fácil planejar o sucesso.