No dia 31 de maio de 2017, a Spiner foi convidada para participar do evento Think 2017 with Google, uma manhã de conteúdos para os profissionais e líderes mais importantes do mercado para explorar o futuro do marketing e da publicidade.
Os convidados eram os 150 maiores anunciantes e agências do Google AdWords. Entre os palestrantes, estavam Fábio Coelho – presidente do Google Brasil; Claudia Sciama – diretora de varejo do Google Brasil; AvinashKaushik – evangelista de Marketing Digital e Diretor de Google Américas; Pablo Slough – Diretor de Produtos de Performance, Google Américas; e Chris Anderson – CEO 3D Robotics e ex-editor-chefe da Wired UK, famoso como autor do livro Cauda Longa.
O evento debateu muito a mudança de comportamento do consumidor, tendências e o futuro da Tecnologia de Informação e Marketing para as empresas. A mensagem inicial do evento foi: “inteligência artificial first”. Já ouvimos muito “mobile first” nos últimos anos devido ao grande crescimento de usuários em dispositivos móveis e, por isso, o mobile continua sendo de extrema importância. Mas a grande tendência é utilizarmos a inteligência artificial para otimizar nosso modelo de negócio, incluindo processos de marketing, administração e produção.
Disponibilizamos a seguir algumas informações relevantes apresentadas durante o evento:
– A grande aposta do momento é machine learning (aprendizagem da máquina). A tecnologia consiste em máquinas e ferramentas aprendendo a reagir sozinhas a partir de padrões e dados.
– Temos uma quantidade gigantesca de dados, melhores algoritmos e um maior poder de processamento. Isso tudo é uma grande oportunidade de traduzir dados em informações e soluções que possam impactar positivamente os nossos negócios.
– A inteligência artificial tem evoluído ao longo das últimas décadas, mas de forma mais avançada nessas duas últimas décadas, com o Google como um participante ativo nessa evolução. O grande desafio será desenvolver novas ferramentas e meios de gerar resultados confiáveis através do machine learning.
– Aprender, construir e obter lucros. Com a quantidade de dados e informações, é importante se adaptar ao comportamento do consumidor e ao mercado de forma rápida, aumentando o tempo alocado no processo de decisão em relação à coleta, processamento e análise de dados.
– As empresas tem de antecipar as necessidades dos consumidores. Por meio do machine learning, conseguimos entregar o anúncio certo na hora certa no momento certo.
– O Google, com seu 1 bilhão de usuários no mundo inteiro, consegue obter uma base de dados e entender o comportamento de um gigantesco número de usuários. Podemos utilizar soluções de publicidade do Google para aproveitar essa oportunidade. Novas metodologias e ferramentas estão sendo implementadas para que os anunciantes possam entregar uma comunicação direcionada para seu público-alvo de forma relevante.
– Com a publicidade do Google, conseguimos atingir o cliente no momento da busca (marketing de intenção), divulgar para públicos semelhantes aos clientes mais valiosos das empresas e encontrar novas oportunidades. Podemos automatizar grande parte dessas otimizações.
– Mobile continua crescendo de forma significativa: são 125 milhões de usuários de smartphones no Brasil e 70% das pessoas usam o celular para comparar preços de produtos.
– Foco na velocidade dos sites para mobile! É de crescente importância ter um site bem adaptado para dispositivos móveis. Um site com carregamento lento gera uma taxa de rejeição alta e a perda de vendas e de clientes para concorrentes. “Se um site é muito lento, 43% das pessoas saem e vão para outro. E a maioria dos sites de grandes empresas no Brasil leva mais de 20 segundos para carregar.”
– O modelo de atribuição de conversões mudou. Devemos ir além do último clique e considerar toda a jornada do consumidor. Por exemplo, um primeiro acesso de um usuário ao site pode ser gerado através do celular, mas ele pode posteriormente converter no computador ou até ir diretamente na loja física para efetuar uma compra.
– O consumidor é multicanal, mobile é prioridade e podemos utilizar as oportunidades de machine learning para gerar automatização para personalizar nossa comunicação em escala.
A Spiner fica feliz em participar de mais um evento organizado pelo Google e por ser considerada uma das principais agências de Google AdWords do Brasil. Utilizamos muitos conceitos abordados no evento com sucesso. Contate-nos e saiba como podemos ajudar a sua empresa a explorar novas oportunidades.
Sobre os palestrantes
Fábio Coelho – presidente do Google Brasil desde 2011, e em 2015 e 2016 foi considerado um dos 10 melhores CEOs do Brasil pela revista Forbes Brasil.
Claudia Sciama – trabalha no Google há 10 anos e é líder dos times de varejo e Tech, que são responsáveis por parcerias estratégicas com os maiores varejistas e empresas de tecnologia do país.
Avinash Kaushik – apaixonado por colocar o consumidor no centro de tudo, já recebeu várias avaliações por desenvolver insights inspiradores e práticos para empresas como P&G, Dell, Time Warner, Chase Bank, Hyatt, Porshe e IBM.
Pablo Slough – hoje em dia é Head de Ativação em Performance do Google nos Estados Unidos, time especializado em criar soluções inovadoras para os top clientes e agências.
Chris Anderson – é um dos maiores visionários das novas tecnologias aplicadas ao negócio e também é CEO da 3D Robotics e ex-editor chefe da Wired UK.