Se você já atua no ramo do Marketing Digital, sabe que as tendências e ferramentas estão em constante evolução. Por essa razão, é imprescindível estar atualizado e os bons livros de Marketing Digital podem auxiliá-lo nessa tarefa.
Com isso em mente, nós da Spiner fizemos uma lista com 10 sugestões de livros para estudar sobre Marketing Digital, Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, mesmo que você seja iniciante no assunto.
Recomendo que você leia até o final para conferir essas dicas valiosas!
10 livros sobre marketing digital
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A Bíblia do Marketing Digital – Cláudio Torres
O autor Cláudio Torres escreveu “A Bíblia do Marketing Digital”, um livro que aborda as principais estratégias, ferramentas e mídias presentes na web para implementar ações de marketing, comunicação e publicidade online nos negócios.
A segunda edição do livro traz novas estratégias do marketing digital baseadas nos ensinamentos e aprendizados que o autor adquiriu ao longo dos anos. O livro é recomendado para diversos públicos, como empresários, executivos, publicitários, profissionais de comunicação e marketing, além de estudantes e professores da área. É uma obra essencial para estimular a cultura digital nos profissionais e empresas.
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Marketing 4.0 – Philip Kotler
O livro “Marketing 4.0” de Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno, explora a transição do marketing orientado ao produto, passando para o foco no consumidor na versão 2.0, até chegar à edição 3.0, que valoriza a adoção de valores humanos em produtos, serviços e cultura empresarial. Em parceria com Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, Kotler aborda as transformações do marketing tradicional para o digital e mostra como entender a jornada do consumidor na era digital e adotar novas métricas e práticas de marketing.
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Obrigado pelo Marketing – Vitor Peçanha
“Obrigado pelo Marketing” de Vitor Peçanha, um dos fundadores da Rock Content, é um best-seller que aborda tudo sobre Marketing de Conteúdo, com base em seus conhecimentos técnicos e práticos adquiridos em sua jornada na empresa. O livro ensina como criar e distribuir conteúdos ricos, interativos e educativos em canais como blogs, redes sociais e e-mail, além de como usar o conteúdo para atrair clientes e otimizar resultados.
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Marketing de Conteúdo – A moeda do século XXI- Rafael Rez
O livro tem como foco principal o Marketing de Conteúdo. Ele enfatiza a importância do conteúdo para chamar a atenção das pessoas e mostrar o valor da sua marca. O livro aborda questões como planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção e métricas. Rafael Rez mostra o poder do Marketing de Conteúdo, uma vez que atualmente a moeda que compra a atenção das pessoas é o conteúdo.
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Contágio – Por que as coisas pegam – Jonah Berger
Neste livro, Jonah Berger, professor de marketing da Wharton School da Universidade da Pensilvânia, mostra aos leitores os princípios que tornam algo popular ou não. Ele revela por que falamos mais sobre alguns produtos e ideias do que outros, por que algumas histórias se espalham mais facilmente e o que torna o conteúdo digital viral.
Berger revela a ciência secreta por trás da viralidade e da transmissão social e apresenta seis princípios básicos que levam todo tipo de coisa a se tornar contagiosa e campeã de vendas.
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Hacking Growth – Sean Ellis e Morgan Brown
O termo Growth Hacking foi criado em 2010 por Sean Ellis, responsável pelo crescimento do Dropbox (um serviço de armazenamento de arquivos online).
Este livro, escrito por Ellis e Brown, vai te ajudar a mergulhar muito mais fundo no mundo do Growth Hacking, entendendo como essa metodologia pode beneficiar o crescimento da sua empresa ou startup. Sempre com foco nos clientes, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais.
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Nocaute – Gary Vaynerchuck
Antigamente, as empresas tentavam chamar a atenção dos consumidores por meio de propagandas invasivas em mídias tradicionais como TV, rádio, mídia impressa e outdoors. Porém, com a ascensão das redes sociais, uma nova arena de batalha surgiu, na qual os consumidores têm voz ativa e podem expressar suas opiniões sobre produtos e serviços, bem como tirar dúvidas antes de comprar.
Gary Vaynerchuk explora essa nova realidade do marketing digital em seu livro “A Revolução do Marketing nas Redes Sociais”, no qual ensina como usar o marketing de conteúdo para entreter, valorizar e ser útil para o público. Com exemplos de erros e acertos, Vaynerchuk oferece uma análise detalhada de cada rede social e como usá-las para contar a história de sua marca.
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Isso é Marketing – Seth Godin
Este livro de Seth Godin é um dos melhores exemplos de marketing digital que você deve conhecer. Em sua abordagem, Godin enfatiza que grandes profissionais de marketing não usam os consumidores para resolver os problemas das empresas, mas sim usam o marketing para resolver os problemas das pessoas.
O livro se concentra em humanizar o marketing, mostrando como as marcas podem construir relacionamentos de confiança com os consumidores, fornecendo as ferramentas necessárias para que alcancem seus objetivos. Além disso, o livro incentiva as empresas a enxergarem os consumidores como pessoas, em vez de meros números, e a entenderem suas necessidades para poderem atendê-los melhor
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Teste A/B: a maneira mais poderosa de transformar cliques em clientes – Dan Siroker e Pete Koomem
Escrito por Dan Siroker e Pete Koomem, o livro explora como o teste A/B pode ser usado para criar variações de páginas da web e anúncios e medir quais versões têm um melhor desempenho e geram mais resultados.
Ao fazer testes A/B, as empresas podem melhorar a eficácia do seu marketing e a experiência do usuário dentro das páginas, aumentando a taxa de conversão. Se você deseja começar a basear suas campanhas na web em dados, “Teste A/B” é uma excelente opção de leitura. O livro ensina a fazer testes em seu próprio site e em qualquer conteúdo online, transformando o maior número de visitantes em clientes e escolhendo a solução de teste certa para a sua empresa.
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A Cauda Longa- Chris Anderson
O ex-editor chefe da revista Wired, Chris Anderson, popularizou o termo “cauda longa” após escrever um artigo sobre o assunto. O conceito ficou ainda mais conhecido após a publicação do livro “A Cauda Longa: A nova dinâmica de marketing e vendas”, pelo mesmo autor.
O livro explora como a internet criou um novo universo, no qual a receita total de muitos produtos de nicho com poucas vendas é igual à receita total de poucos produtos com muitas vendas. Publicado em 2006, é considerado uma das referências do marketing digital, mostrando a importância do mercado de nicho para a economia e as ações a serem exploradas na internet.
E você, já conhecia alguma dessas obras? Temos certeza de que o conteúdo desses livros irão te ajudar a entender um pouco mais do universo do Marketing Digital.
Gostaria de começar a implementar o Marketing Digital na sua empresa, mas ainda não sabe como? Entre em contato conosco, ficaremos felizes em te ajudar.