Basicamente, há duas formas que podem fazer com que a sua empresa esteja na primeira página do Google: através de anúncios comprados para determinada palavra-chave (Google AdWords) ou através do conjunto de técnicas conhecido como SEO (Search Engine Optimization).
Google AdWords
Para estar na primeira página do Google, com a compra de links patrocinados, é simples: basta que seja realizado um planejamento envolvendo o conteúdo do anúncio, as palavras-chaves que serão o foco do seu anúncio, a escolha da forma de pagamento e outras informações detalhadas neste link.
Embora o Google AdWords exija um valor relativo de investimento, os resultados obtidos através da compra de determinada palavra-chave podem ser bastante significativos para o seu negócio, considerando que oferece a garantia de que a sua empresa estará na primeira página do mecanismo de busca mais utilizado em todo o mundo.
Técnicas SEO
O foco deste artigo será ajudar a sua empresa a estar na primeira página do Google de forma orgânica, através de um conjunto de técnicas de geração de conteúdo que visam a otimização da sua página, para ficar melhor posicionada no Google.
As técnicas SEO dividem-se em on-page e off-page. Analisaremos a seguir, alguns dos aspectos de ambas classificações, que visam a construção perfeita das técnicas SEO de cada página do seu site:
Servidor – O primeiro ponto a ser analisado pelos algoritmos de busca do Google no momento de formar o PageRank, diz respeito ao seu servidor. Isto é, levando em conta o tempo de resposta que o servidor leva para conceder o acesso a página, sendo que se ultrapassar dois segundos já é considerado ruim.
Outros aspectos que dizem respeito ao servidor e que de certa forma fogem do seu controle, são: código de resposta HTTP e conteúdo HTML. Para obter os melhores resultados do servidor, aconselha-se que o site seja hospedado nos melhores servidores, capazes de fornecer estes dados de forma adequada ao SEO.
Conteúdo – Esta seção é a mais importante e é a parte em que o Google analisa todo o conteúdo em texto encontrado da página. Pode-se dividir a sua análise em: título, subtítulos e corpo do texto.
Em ambas as partes, a palavra-chave deve aparecer. O título otimizado é aquele que apresenta menos de 70 caracteres e, se possível, deve apresentar a principal palavra-chave entre as três primeiras palavras.
Em relação ao corpo do texto, o ideal é que a palavra-chave apareça o maior número possível de vezes, porém, é indispensável que esta esteja no primeiro e no último parágrafo.
Já quanto aos subtítulos, eles são analisados de forma diferenciada, conhecido como Heading Tags. De forma simples, o mais recomendado é que a palavra-chave também apareça neles, sendo o mais indicado que cada artigo no seu blog ou página de seu site, apresente no mínimo dois subtítulos, para melhores resultados neste aspecto.
Imagem – O mais importante no que diz respeito a imagem, é que ela já seja inserida em sua publicação, estando com o nome da palavra-chave. Há uma série de especificações próprias que são levadas em conta no PageRank, no entanto, por serem bastante técnicas, não convém serem discutidas aqui. Porém a dica de ouro é esta: utilize a palavra-chave como nome da imagem, desta forma você cumpre pelo menos dois dos treze atributos requeridos pelos algoritmos do Google no momento da otimização.
URL – Por fim, mas também correspondendo a uma parte importante das técnicas SEO, é preciso que a URL, ou seja, o endereço que fica na barra do navegador de seu site, também apareça com a palavra-chave. Muitas vezes sites geram URLs conhecidas como não-amigáveis, isto é, ficam com símbolos ao invés de letras e isto é extremamente prejudicial ás técnicas SEO.
A sua empresa na primeira página do Google
Então, apresentamos de forma breve as duas formas que a sua empresa pode estar na primeira página do Google: seja através dos links patrocinados, ou da geração de conteúdo de forma otimizada através das técnicas SEO.
Para uma melhor compreensão, não entramos em muitos detalhes técnicos sobre a otimização do seu site, no entanto, você conseguiu conhecer alguns dos aspectos mais básicos que dizem respeito a otimização das páginas, visando colocar a sua empresa na primeira página do Google.