O crescimento do Marketing Digital é constante mesmo no atual cenário econômico e é cada dia mais nítida a importância dele no Brasil e no mundo. Um estudo divulgado recentemente pelo IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) aponta que as empresas brasileiras continuarão optando pela internet como forma inicial de veicular suas campanhas e anúncios. De acordo com a pesquisa, o mercado de publicidade na web deve superar os R$ 7,2 bilhões no país em 2014, mais que o dobro registrado em 2011, com R$ 3,5 bilhões.
Os resultados são realmente expressivos e muito positivos, mostrando assim um cenário que aponta para um caminho de sucesso. Deste modo, fica claro que as empresas devem estar atentas para saber onde investir e alcançar os seus consumidores. Um ponto importante é saber quais os caminhos e tendências para aproveitar o Marketing Digital de maneira mais eficaz. Por isso, confira algumas tendências de Marketing Digital para 2015:
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Crescimento do mobile marketing
É nítido o crescimento das vendas e utilização de smartphones. Com isso, há uma grande mudança no comportamento dos consumidores na Internet. Em 2015, 83% da utilização da internet vai ser via dispositivos móveis – como smartphones, de acordo com um estudo da emarketer “Worldwide mobile phone users: H1 2014 forecast and comparative estimates”. Por isso, desenvolver sites com formatos responsivos e conteúdos adaptáveis para vários dispositivos será uma necessidade para as empresas neste ano de 2015. Ter um aplicativo mobile é positivo para captar e manter relacionamento com clientes. Além disso, a publicidade online demandará estratégias direcionadas especificamente para dispositivos móveis.
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Produção de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais tendências para 2015 no Brasil, assim como foi nos anos anteriores nos Estados Unidos. Neste ano, as empresas irão investir em profissionais especializados para criar conteúdos de qualidade capazes de conquistar e fidelizar clientes. A proposta é cada vez mais produzir conteúdos que sejam úteis, transmitam emoção aos consumidores por meio de textos, imagens e vídeos personalizados e auxiliem no processo de captação de leads e geração de vendas através de diferentes formas: blog; redes sociais como Facebook, Google+, Twitter, Linkedin; YouTube; ebooks.
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Maior segmentação: micro-targeting
Segmentar o seu público-alvo vai ser cada vez mais importante. Com uma maior segmentação, é possível atingir com mais eficácia cada micro-segmento. Assim, o conteúdo será mais relevante para o público-alvo, com maior probabilidade de geração de negócios e maior rentabilidade. Um exemplo de micro-segmentação de publicidade seria a divulgação de um anúncio para mulheres de 22 a 29 anos, solteiras, de São Paulo e um raio de 20kms, que têm interesse em beleza, saúde e cosméticos, que estejam utilizando smartphone.
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Aumento de divulgação em redes sociais
Devido às mudanças realizadas pelo alcance das postagens não pagas no Facebook, já sabemos que o alcance orgânico, não é suficiente para atingir o seu público-alvo e curtidores da fanpage. De acordo com o Facebook a mudança foi aplicada para as postagens menos criativas que se encaixam em determinados critérios como: pressionar os usuários a comprar um produto, instalar um aplicativo ou participar de um concurso ou sorteio. Por essa razão, os anúncios pagos – como posts promovidos / Facebook Ads, serão mais utilizados em 2015, dando continuidade ao crescimento observador em 2014.
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O usuário com papel central
Com o crescimento das redes sociais o usuário está cada vez mais no poder. Eles podem tanto ser um fator de alavancagem de vendas como um fator de divulgação de notícias negativas da empresa. Por isso, é fundamental que as empresas dêem mais atenção para os potenciais clientes e atuais clientes da empresa na Internet. Isso significa responder suas dúvidas com rapidez, tentar solucionar os problemas que venham a ter, vender a melhor solução para o cliente (e não “empurrar” produtos). Com isso, cresce cada vez mais a importância de planejar, estabelecer metas e critérios de atendimento online e monitorar a rede de pessoas em volta da marca da empresa.
O ano de 2015 promete ser excelente, então siga as tendências e venha com a Spiner para o sucesso do seu Marketing Digital da sua empresa.