Uma das datas mais aguardadas pelos e-commerces no segundo semestre de todos os anos é a Black Friday, inclusive muitas campanhas de leads são criadas para isso.
Já parte do calendários dos consumidores, o dia é esperado com ansiedade pela promessa dos preços baixos e descontos agressivos. Por isso, é preciso planejar quais ações serão feitas e como, para aproveitar ao máximo o apelo da Black Friday. Logo, este é um excelente momento para trabalhar campanhas de leads anteriores e potencializar seus resultados.
Mas como fazer isto? Bem, as empresas costumam organizar diversas campanhas para a captura de leads para ofertas pontuais de um determinado produto, certo? Porém, o que elas não sabem é que se você nutrir corretamente esses leads, eles podem ser trabalhados na Black Friday e render excelentes resultados.
Quer entender melhor do que estamos falando? Então vamos lá!
Por que não deixar os leads esfriarem
Quando se trabalha com campanhas de leads, muitas vezes, acaba-se deixando a nutrição em segundo plano. Mas o que é isto? Nutrição de leads é uma ferramenta muito poderosa e que tem o objetivo de manter aquele consumidor em potencial em contato com a sua marca de maneira útil para ele. Por exemplo, após fazer a sua campanha e sua oferta, o ideal é seguir enviando materiais para essa pessoa com conteúdo, ou seja, tudo aquilo que faz parte do universo da sua marca e que é interessante para ele sem qualquer tipo de tentativa de venda.
A importância da nutrição é que além de construir um vínculo com o lead e se mostrar útil para ele, você consegue reduzir as chances de rejeição na hora de ofertar uma nova campanha. A diferença entre enviar e-mails, por exemplo, semanalmente para um lead e uma vez por mês enviar uma oferta é totalmente diferente de mandar um e-mail por mês que é apenas uma oferta. Você percebe?
No caso de uma campanha como a Black Friday, por exemplo, com enorme apelo comercial, para trabalhar esses leads corretamente eles não podem estar frios, você precisa conhecer seus hábitos, gostos e o máximo de informação possível sobre eles. Mas, se suas campanhas de leads já esfriaram, não se preocupe. Vamos explicar, a seguir, o que você pode fazer para potencializar sua estratégia e obter excelentes resultados na semana de vendas mais importante do ano!
Campanhas de leads na Black Friday: como usar?
1. Comece a trabalhar de forma segmentada
Quanto mais segmentada for sua estratégia para a Black Friday, maior são suas chances de sucesso. Por isso, o ideal é começar a conhecer a base que você já tem. Caso você não conheça muitas informações sobre esses leads, experimente criar uma oferta ou um cupom e monitore como essa audiência se comporta. O ideal é usar formulários para que respondam essas questões.
A partir daí, você pode começar a enviar e-mails personalizados, por exemplo, para essas pessoas. Comece a citar possíveis produtos e descontos e vá, desde agora, informando a ele que você o conhece e está preparando descontos únicos para ele.
2. Valorize quem você conseguiu pelas campanhas de leads
Outra forma muito poderosa de usar campanhas de leads passadas na sua estratégia da Black Friday é explorar o gatilho da exclusividade. Mande um e-mail para esse grupo informando que, por já estarem na sua base, você irá trabalhar um desconto único para eles, por exemplo. Ou, ainda, que você irá abrir a Black Friday horas antes somente para essa base.
Ao explorar esse gatilho, você mostra quais são os benefícios de ser um contato da sua empresa e fornece vantagens que os demais não terão, ou terão mais tarde. Mostre que eles são especiais e totalmente valorizados pela sua marca.
3. Aposte na nutrição
Comece desde já a nutrir esses leads e não pare após o término da campanha. O ideal é você ofertar alguns conteúdos, o que já irá mostrar quais leads ainda estão ativos e quais estão totalmente frios, e mantenha contato após. Agradeça pela participação e parabenize pelas compras.
O foco aqui é resgatar essas campanhas de leads passadas e mostrar quem ainda pode ser valioso para o seu negócio e para as ações da Black Friday.
Inicie campanhas de leads que converterão na Black Friday
A Spiner é especialista em campanhas de geração de leads e, por isso, aproveite o conselho: inicie já as suas ações para quando chegar a Black Friday, sua empresa esteja com inúmeros leads e a maioria deles prontos para converter com as ofertas especiais preparadas pela sua marca.
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