Mobile marketing é o conjunto de técnicas, ferramentas e estratégias de marketing aplicadas à comunicação móvel. Isso quer dizer que quando você recebe uma mensagem de texto no seu celular, divulgando os produtos ou serviços de determinada empresa, ou mesmo quando a operadora de telefonia entra em contato informando o seu saldo, está sendo praticado o chamado mobile marketing.
Com a evolução das tecnologias, que permitiram a criação dos smartphones, tablets e demais gadgets, como o smartwatch, o conceito de mobile marketing foi se desenvolvendo também para estas plataformas e, atualmente, compreende portanto todas as formas de comunicação enviadas para aparelhos móveis, ao passo em que se possibilita uma gama maior de ferramentas de comunicação, tendo em vista que se antes era permitido apenas o envio de mensagem de texto, atualmente, podem ser enviadas imagens, vídeos e áudios como forma de se atrair determinado consumidor a conhecer os produtos ou serviços da sua empresa.
Trata-se de um mercado em constante ascensão, quando levado em conta que o mercado de smartphones é um dos que mais cresce no Brasil. Segundo o levantamento do Instituto de Pesquisa Internacional Gartner Group, o país superou a média mundial na venda de aparelhos de smartphones, representando um crescimento de 78% em 2012 em comparação com 2011. Isso faz com que o profissional de mobile marketing possa reconhecer o crescimento de seu mercado de atuação e possa, com isso, estudá-lo a fim de testar e implementar novas formas de comunicação.
Enquanto o ramo Mobile cresceu 78% no Brasil, os dados do mesmo Gartner Group confirmam que o país superou a média mundial, que ficou representada em um aumento de 52%. A mesma pesquisa aponta que a tendência é a de que o ano de 2013 tenha sido ainda mais elevado, havendo a especulação de que o produto que seria principal responsável pelo aumento do acesso à tecnologia teriam sido os tablets.
Como a minha empresa pode lucrar com o Mobile Marketing?
Se a sua empresa já investe em marketing digital, o Mobile Marketing pode funcionar como uma ferramenta de complemento às estratégias utilizadas, tendo a finalidade de reforçar e fortalecer a comunicação digital emitida pela sua organização. Se a sua empresa ainda não tem um trabalho de comunicação na internet, começar pelo Mobile Marketing nem sempre pode apresentar resultados satisfatórios, pois ele se apresenta principalmente como uma ferramenta de comunicação complementar, para dar suporte e reforçar as estratégias de comunicação e não deve ser levado como a principal forma de comunicação digital de uma empresa.
Então, para que se consiga lucrar com o Mobile Marketing faz-se indispensável que haja um bom planejamento de marketing digital funcionando por trás da sua campanha de comunicação.
O mobile marketing pode estar integrado às outras ferramentas de comunicação utilizadas pela sua empresa, como sites, redes sociais, hotsites e outras, funcionando principalmente para ser mais uma forma de comunicação para com o seu público-alvo.
Podem-se dividir os principais benefícios de se utilizar o Mobile Marketing em duas grandes categorias:
1) Relacionamento: Ao receber uma mensagem da sua empresa, o cliente estará sendo abordado pela sua marca e irá lembrar de tudo o que ele sabe sobre ela. Se o cliente gosta da sua empresa, o que é bastante provável, reconhecendo-se que ele tenha se cadastrado para receber informações por celular, ele ficará atualizado sobre as novas estratégias da sua empresa e, com isso, poderá tomar mais facilmente a decisão de comprar ou adquirir determinado produto ou serviço.
Por ter um alto teor de aproximação, permitindo uma personalização para cada cliente, o Mobile Marketing é considerado como uma ferramenta que investe no marketing de relacionamento, sendo que isso é sempre rentável a curto, médio e longo prazo, estabelecendo-se que um cliente que simpatiza com a sua empresa irá comprar e ser fidelizado e, se continuar simpatizando, poderá inclusive indicá-la para as suas redes de contatos.
2) Venda: O Mobile Marketing pode ser utilizado como uma ferramenta de promoção, ou seja, para você divulgar os seus produtos para o consumidor. Conforme a sua base de dados, a sua empresa pode ofertar exatamente aquilo que o cliente está precisando no momento.
Um exemplo desta venda direta pode ser percebido através da navegação na internet por smartphones ou tablets. Ao acessar um site e digitar uma busca, os bancos de dados conseguem colocar os anúncios que aquele cliente já esteve procurando em outros sites, aumentando as chances de que ele encontre na sua empresa aquilo que estava procurando em outro site.
Uma ferramenta do Futuro
O Mobile Marketing com ações de SMS apresenta uma taxa de resposta entre 18% e 25% conforme o levantamento feito por uma empresa de estatísticas sobre marketing digital. Isso o torna uma das principais ferramentas publicitárias desta nova fase da comunicação global, reconhecendo-se que ferramentas gráficas têm sido cada vez menos utilizadas e cada vez mais descartadas, enquanto as ferramentas digitais têm crescido vertiginosamente.
Contudo, o Mobile Marketing pode ser mais uma ferramenta utilizada em seu planejamento de marketing digital, levando-se em conta que é uma forma de comunicação altamente eficaz, com um baixo custo e que permite uma grande aproximação com o cliente, podendo desde chamá-lo pelo nome, até oferecer exatamente um produto ou serviço que ele esteja procurando, o que permite um aumento e um estreitamento do relacionamento para com cada cliente impactado e possibilita facilitar o processo de fidelização e indicação de cada cliente.