Muitos empreendedores ainda têm dúvidas quanto à vincular anúncios na plataforma mobile. Mas como sempre afirmamos, o mobile está crescendo e já chegamos a mais de 1,2 bilhões de pessoas acessando a web por meio de celulares ou tablets. Um número interessante, não?
Mas não para por ai! Pesquisas apontam que os dispositivos móveis se tornaram indispensáveis para àqueles que querem obter resultados efetivos e mais rapidamente em seu negócio. O celular se tornou fundamental para alcançar o público-alvo, conquistar novos clientes, aumentar leads e gerar conversões.
Os investimento na plataforma tem crescido cada vez mais, uma vez que o acesso via mobile cresce 8 vezes mais rápido do que o uso da internet cresceu nos anos 90 e 2000. Vale ressaltar que um Mobile App leva em torno de 50 dias para alcançar 50 milhões de usuários, enquanto outros meios de comunicação levam muito mais tempo, por exemplo, o rádio leva 38 anos para alcançar os 50 milhões, a TV leva 13 anos e a Internet leva 4 anos.
Em 2014 os investimentos em publicidade nesse tipo de dispositivos alcançou US$ 85,5 milhões, e estima-se que em 2015 chegue à US$ 141,4 milhões. É de se pensar!
Veja os dados a seguir:
- 90% dos usuários realizam download de Apps, após ver o anúncio em dispositivos móveis.
- 80% do tempo de navegação em dispositivos móveis é feito via App.
- 54% dos usuários visualizam anúncios mobile por meio de App.
- 46% compram via mobile após ver anúncios em mobile.
- Depois de ver um anúncio em mobile, 67% das pessoas visitam o site do anunciante.
- O tráfego mobile representa 15% de todo o tráfego de internet.
- Quase 30% dos e-mails são lidos pelo celular.
- 50% das pessoas usam mobile como primeiro meio ou meio exclusivo para navegar online.
- 1 de 3 usuários fazem buscas em dispositivos móveis, enquanto 1 de 5 fazem buscas em desktop.
- 68% dos usuários buscam produtos via smartphones, deste 36% compram no próprio smartphone, 21% compram via tablet, 28% via laptop e 37% vão à loja física.
- 67% dos usuários buscam produtos via tablets, destes 15% comprar via smartphone, 41% comprar pelo próprio tablet, 32% via laptop e 33% vão à loja física.
Mas como proceder?
Você pode vincular anúncios na plataforma de diversos modos, como nos resultados de pesquisa do Google, websites, vídeos e aplicativos. Mas atenção, existem tipos de públicos diversos e fazer a segmentação é tão importante quanto nos anúncios de Facebook.
Vamos partir do principio de que você já têm presença na plataforma e já fez otimização. A partir de uma análise de audiência e fidelidade de seus consumidores você criará diferentes tipos de anúncios, ou seja, anúncios com propostas diferentes para consumidores diferentes.
São quatro os estágios de audiência que devem ser considerados: 1) maior audiência qualificada possível, 2) maior audiência qualificada possível com alguma intensão de compra, 3) maior audiência qualificada possível com muita intenção de compra e 4) seus consumidores fiéis.
1. Nesse estágio o propósito central será mais amplo, ou seja, será divulgado um conteúdo mais amplo, fazendo uma segmentação de público-alvo de forma demográfica, psicográfica e/ou geográfica.
2. O conteúdo será um pouco mais focado, já que existem maneiras de perceber indícios de intensão de compra. O propósito será tanto apresentar o valor da marca, quanto dirigir o usuário à um envolvimento inicial, como por exemplo, deixar um e-mail, assistir um vídeo, baixar um App.
3. O terceiro tem como propósito fechar uma venda, seu conteúdo deve ser baseado em grandes sinais de intenções de compra, fazendo uma segmentação bem específica – por meio do histórico e perfil de consumo.
4. O último são seus clientes fiéis, ou seja, um consumidor que retorna, e portanto, é seu bem maior. Seu objetivo é fazer com que ele se sinta especial, bem tratado e com recompensas exclusivas.
Mas você deve estar se perguntando como usar esse modelo em mobile?
1. Aumente seu alcance procurando falar com uma grande audiência qualificada. Uma plataforma bem interessante é o YouTube, uma vez que metade das visualizações da rede acontecem via plataforma móvel. Existem três maneiras de anunciar por essa rede. A primeira, é fazer uso de anúncios em vídeos curtos, daqueles que não podem ser pulados (Bumper Ads), a segunda é utilizar um formato que aparece na página inicial do YouTube, que alcança mais de 20 milhões de impressões (Mobile Masthead), e a terceira, utilizar anúncios antes de vídeos, que oferecem instalação de Apps.
2. Para engajar esse consumidor você precisa fazer sugestões e dar dicas sobre suas melhores opções. Para isso, a Rede de Display do Google tem um alcance enorme em smarthphones, alcançando 94% desses usuários.
3. No terceiro caso, como você esta lidando com consumidores de compra imediata, a busca do Google é o lugar ideal. As pessoas que vão ao Google e buscam algo, já tem por intenção adquirir um produto.
Vale apena saber que, depois de uma busca no celular, 34% das pessoas ligam para a loja, 30% procuram as lojas em mapas e 30% vão até lojas físicas – todos esses processos podem ser facilitados por Apps e recursos mobile. Para isso, existe o Google Shopping, presente quando as pessoas procuram produtos e preços, resultados de buscas, App Installs, Call Extensions (para permitir que a pessoa ligue para o negocio) e o Location Extensions (para que as pessoas possam visualizar sua loja em mapas e chegem mais rápido até você).
4. No ultimo, trabalhe com estratégias de remarketing ou retargeting em apps, vídeo e sites, para alcançar aqueles que já compraram ou visitaram seu site, ou loja. Sabia que 49% dos consumidores visitam entre 2 e 4 vezes um site antes de comprar? Com essa estratégia você pode convencer seu cliente a comprar, dar descontos e até mesmo um tratamento vip.
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