O blog é uma ferramenta de comunicação muito popular em vários nichos da internet e se transformou em um grande aliado do marketing digital nos últimos anos.
Quanto maior a concorrência, maior a necessidade de destacar seu produto (muitas vezes com uma verba curta e limitada). Nesse caso, o blog pode ser uma das soluções de marketing digital mais indicadas para aumentar o tráfego do seu site e estreitar as relações com seus consumidores.
Como usar o blog a favor do seu negócio?
As empresas que praticam a criação de conteúdo em um blog já estão em vantagem em relação a concorrência, justamente porque conseguem estreitar laços com seus clientes e oferecem mais interatividade entre empresa e pessoa.
Além de ser uma vitrine de conteúdo, o blog permite que pessoas realmente interessadas no assunto abordado possam se comunicar com a sua marca por meio de comentários e a partir dessa experiência podem sair insights e resultados incríveis (para os dois lados!).
Em termos de SEO, o blog também pode ser uma ferramenta chave na hora do Google “decidir” quem aparece em primeiro nas pesquisas.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, você pode dedicar uma página inteira do site para falar de um serviço ou de uma linha de produtos e ainda fazer links internos e externos para melhorar o SEO. Isso faz com que pessoas que ainda estão no estágio de pesquisa da compra, possam ser convencidas a adquirir o seu produto e não o do seu concorrente.
Principais vantagens de um blog
– Canal de comunicação:por meio da geração de conteúdo em seu blog, fica estabelecido um canal de comunicação entre a sua empresa e clientes ou leads.
– Geração de conteúdo: pode ser divulgado qualquer tipo de informação sobre a sua empresa, mercado de atuação ou mesmo notícias e artigos que você considerar interessantes para os seus consumidores.
– Aumento do tráfego em seu site: com exceção dos portais de notícia, a grande maioria dos sites só aumenta a quantidade de acessos por meio de campanhas de marketing digital e blog. E quanto mais acessos, maiores são as chances de alguém contratar um serviço ou comprar um produto.
-Integração com as redes sociais: o blog também pode ser divulgado nas redes sociais. Nesse tipo de divulgação, os seus seguidores terão a oportunidade de compartilhar o conteúdo e isso aumentará o alcance e o reconhecimento da sua marca.
Atenção: mantenha seu blog atualizado!
Ter um blog e deixá-lo praticamente sem conteúdo pode transmitir para o mercado (tanto concorrentes como consumidores) uma péssima imagem da empresa.
O ideal é que o blog seja atualizado semanalmente com conteúdos relevantes e de qualidade.
Já existem diversas agências que oferecem o serviço de produção de artigos de blog em que a pauta e todo conteúdo é aprovado pelo cliente antes da publicação. Desse jeito, você não precisa se preocupar se o blog da sua empresa está sendo atualizado.
Agora que você já sabe a importância de um blog, veja algumas dicas de sucesso.
6 dicas para ter um blog de sucesso
– Use uma boa plataforma, como o WordPress. Isso facilita a navegabilidade dos usuários e das técnicas de SEO;
– Aprenda sobre SEO e como você deve utilizá-lo no artigo;
– Mantenha uma periodicidade nas publicações;
– Escreva artigos com informações completas,
– Sempre responda os comentários dos leitores;
– Escreva sobre assuntos do momento e interessantes para o seu público-alvo;
– Pesquise o volume de busca das palavras-chave no Planejador de Palavras-Chave do Google.
Gostaram das nossas dicas? Aproveite agora mesmo para entrar em contato conosco e conhecer os nossos serviços de produção de conteúdo para blog.