Se você está começando ou já está há algum tempo promovendo a sua presença digital na internet, com certeza já deve ter ouvido falar sobre as vantagens do Inbound Marketing.
O Inbound Marketing proporciona resultados duradouros para as empresas e as posiciona como referência em seus segmentos. E tudo isso com uma estratégia que contrapõe o marketing tradicional, também chamado de Outbound Marketing, necessitando de um investimento menor para dar resultados mais satisfatórios e permanentes.
Neste texto vamos falar sobre as vantagens do Inbound Marketing para várias empresas e como esta estratégia pode abrir portas para novos clientes para o seu negócio.
O que é o Inbound Marketing?
O Inbound Marketing consiste em uma estratégia que visa atrair o futuro consumidor através de conteúdos de seu interesse e, também, na criação de um relacionamento duradouro com ele para a realização da venda. No Inbound é o cliente que chega até a empresa por perceber que a marca está oferecendo ou falando sobre um conteúdo que o interessa, o que evita constrangimentos e interrupções constantes das propagandas tradicionais.
O Inbound Marketing também ajuda a facilitar o trabalho da equipe comercial, afinal, o possível cliente que chega até o setor de vendas já está muito mais informado sobre o produto ou serviço e também mais engajado para a compra. Este processo reduz os custos da empresa e aumenta a retenção de clientes, pois cria um vínculo duradouro do consumidor com a marca.
Tudo isso é possível porque uma das principais vantagens do Inbound Marketing é poder trabalhar na jornada de compra do cliente como um todo. Ou seja, o público é atraído até o site ou blog através de conteúdos que o ajudam a solucionar problemas do dia a dia relacionados ao serviço que a sua empresa oferta. Dessa forma, ele pode se tornar lead e passará a receber e-mails periódicos com conteúdos relevantes sobre o seu setor.
A metodologia possui uma sequência de etapas que chamamos de Funil de Vendas:
- Atração: no Inbound Marketing os leads são atraídos por meio de blog, site, links patrocinados, redes sociais com conteúdos que despertam interesse em pessoas que precisam ou gostam de buscar informações sobre o seu setor.
- Conversão: em troca de algum benefício (uma aula gratuita, um e-book informativo, descontos na compra, etc.) o futuro cliente lhe concede algumas informações em um formulário no site ou através do Facebook Leads. Esta pessoa se torna um lead, ou seja, um contato para a alimentação de um relacionamento de vendas.
- Relacionamento: nesta etapa o futuro cliente pode ainda não estar em um momento de decisão de compra, por isso, por meio da automação de marketing e estratégias de e-mail marketing, respeitando sua jornada de compra, ele estará sempre em contato com as novidades da empresa e aos poucos sendo convencido de que sua marca é a melhor solução para sua resolução de problemas.
- Vendas: quando o cliente está convencido sobre a sua compra, é a hora do setor comercial efetuar a venda. Alguns produtos são vendidos diretamente na internet, outros necessitam de uma abordagem comercial, mas o importante em todos estas abordagem é quebrar as últimas objeções e dúvidas que o cliente possa ainda conter sobre a sua compra, conduzindo-o a uma experiência segura e agradável.
- Análise: uma das maiores vantagens deste tipo de marketing é conseguir analisar todas as suas métricas em todos os processos descritos acima. Estes dados são muito importantes para promover a melhoria constantes de todo o sistema e atingir resultados ainda melhores.
Quais as vantagens do Inbound Marketing para a sua empresa?
Apenas descrevendo os processos acima já é possível perceber o quanto esta estratégia oferece benefícios, por ser muito mais assertiva e otimizada. Mas vamos, ainda, mostrar para você mais 5 vantagens do Inbound Marketing:
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Mais barato que o Marketing Tradicional
O Inbound Marketing é uma estratégia 62% mais barata e que possui um melhor retorno sobre investimento (ROI). Por isso, se você quer cortar custos, mas sem ameaçar a qualidade da sua divulgação na internet, investir no Inbound é uma ótima saída e muito efetiva para gerar resultados duradouros.
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Maior retorno em leads que outbound marketing
Como o Inbound Marketing possui o foco voltado para pessoas que buscam de fato soluções de problemas relacionadas à sua área de negócio, eles estão muito mais propensos a se tornarem leads para acompanharem de forma contínua as atividades da empresa e sempre terem novidades sobre os assuntos de seu interesse.
Este tipo de usuário tende a ter mais interesse em comprar produtos e serviços de empresas que fornecem informações claras e passam credibilidade no mercado. E, com certeza, uma empresa que sempre dispõe conteúdos que agregam e ajudam no dia-a-dia do consumidor é um fortíssimo candidato à compra, por já haver um relacionamento criado.
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Otimização de tempo da equipe comercial
Uma das vantagens do Inbound Marketing é, também, a otimização do tempo e dos recursos da sua equipe comercial. Primeiramente porque um lead provindo de uma boa campanha tende a ser melhor informado e já interessado na compra. A função do setor de vendas, nesse caso, é tirar os últimos questionamentos do cliente, reafirmar a credibilidade da marca na negociação e conduzi-lo a uma compra adequada.
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Aumenta a retenção de clientes
Esta estratégia é ótima para conduzir um relacionamento duradouro com o cliente. Fidelizar seus clientes agrega mais valor ao seu negócio, gera autoridade no seu setor e, também, é de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar novos consumidores.
Eles, satisfeitos com o seu trabalho na compra anterior, serão ótimos propagadores da sua marca para seus amigos e familiares e, também, podem se tornar clientes de seus outros produtos ou serviços.
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Posiciona a marca como referência no mercado
Todas estas ações de geração de conteúdo cativante e também de produtos e serviços de qualidade, que retenha os seus clientes, faz com que a sua empresa fique bem posicionada no mercado e se torne referência no setor.
E se você quer agregar valor para a sua marca e usufruir das vantagens do Inbound Marketing, comece agora mesmo a se munir de conhecimento para crescer no mercado. Baixe agora o ebook “Mitos do Marketing Digital” e trace estratégias com resultados concretos para otimizar o Marketing Digital da sua empresa!