As vendas de fim de ano já estão entre os temas mais falados pelas equipes comerciais e, é claro, você não pode perder uma oportunidade como essa. Para inúmeros comércios, a época das festas é a principal do ano e representa um momento decisivo para alavancar o balanço dos últimos 12 meses. Mas afinal, o que você pode fazer além de decorar sua loja ou pensar em ofertas do bom velhinho?
Nesse artigo, vamos falar sobre ações que podem ser planejadas e executadas de forma rápida e assertiva, e têm grande potencial de resultados. A maioria delas se refere ao preparo da sua equipe, a abordagem que seu público irá receber e qual é o relacionamento que você promoverá nesses meses. Vamos lá!
A diferença dessa época para as demais
Como todo mundo sabe, os últimos meses de um ano são mais reflexivos. A maioria das pessoas aproveita para repensar tudo que viveu durante um ciclo e planejar os próximos 12 meses. A chave desse momento é que, de uma maneira ou de outra, na grande maioria das vezes, os novos pensamentos também vêm acompanhados de novos desejos e, consequentemente, compras.
Entender essa tomada de decisão emotiva do consumidor é crucial para que empresas de diferentes segmentos planejem uma abordagem adequada à mensagem que desejam passar. É interessante pensar que, quer seja uma você uma empresa com produtos e serviços com tendência de consumo sazonal (e têm muito mais vantagens em dias como esse) ou não, sempre há um bom argumento para potencializar suas vendas de fim de ano.
Veja três exemplos práticos:
- Tendência de consumo sazonal: lojas de roupa e de brinquedos. Atrair os consumidores que já estão propensos a comprar é muito mais fácil e pode ser explorada com ofertas especiais e produtos para perfis específicos (por exemplo, kits de leitura para crianças em fase de alfabetização ou brinquedos indicados para bebês que começaram a engatinhar).
- Material de construção: apesar de ter um segmento destinado às reformas que o público pode estar mais propenso a realizar, é importante marcar presença. Ao invés de um bom velhinho, você pode fazer uma ação que simula o envio de cartas com pedidos de adultos sobre coisas de casas e situações engraçadas do dia a dia.
3 Técnicas essenciais para aumentar as vendas de fim de ano
Treinamento de equipe
Seja via Chat, WhatsApp, telefone ou presencialmente, essa é uma etapa que você não pode deixar para trás. Assim como em uma equipe de futebol, você deve treinar seu time antes dele entrar em campo (inclusive daqueles que ficarão com você apenas por um tempo determinado).
Qual é a imagem que sua marca deve ter? Como você espera que ela seja conhecida pelo seu público? A resposta dessas perguntas deve ser a base de tudo que você vai ensinar para a sua equipe de vendas. Cada vendedor deve vestir a camisa da sua empresa e garantir que seu público seja bem atendido, encontre as soluções que espera e decida voltar sempre que precisar.
Por outro lado, não se esqueça de treinar a técnica. Seus vendedores devem ter conhecimento absoluto sobre seu produto ou serviço para transmitir segurança para o público, evitar erros e improvisar quando necessário.
Fidelização de clientes
Um cliente satisfeito é melhor do qualquer estratégia de marketing, investimentos bilionários ou mídias de grande massa. O ‘boca a boca’ ainda tem efeitos imensuráveis e vantagens absolutas e há ótimas maneiras de incentivar seu cliente para que ele se torne seu garoto propaganda por livre e espontânea vontade.
O segredo da fidelização de clientes é investir no pós-venda. Ligue ou envie uma mensagem para saber se o cliente está satisfeito com a aquisição, envie um cartão desejando boas festas e antecipe possíveis necessidades que o seu cliente possa ter (e mostre que você se importa). Veja esse artigo e aprenda mais sobre como fidelizar seu cliente.
Presença nas Mídias Sociais
Existem três estágios base que sua empresa pode estar nas mídias sociais: ausente, presente ou voando. O básico para ter os primeiros resultados é fazer publicações recorrentes, responder comentários e ter as informações sobre o seu negócio disponíveis de maneira clara.
Para dar um upgrade, você deve investir em anúncios direcionados para o seu público-alvo (não se esqueça de definir interesses e localização) e monitorá-los com frequência. A ideia central desse trabalho é não deixar, em hipótese alguma, seu público falando sozinho, e aproximar as pessoas certas de você.
Separamos cinco dicas que podem te ajudar nessa jornada:
- Tenha um planejamento de publicações: deixar para fazer na hora não costuma funcionar.
- Mantenha o ritmo: de 3x a 5x por semana é um bom número para você aparecer no feed dos seus seguidores.
- Invista em conteúdo informativo: dê dicas úteis, compartilhe tutoriais e fala sobre o que realmente interessa para seu público.
- Gere engajamento: dê as caras e mostre quem faz o seu negócio acontecer. Invista em enquetes e peça opiniões.
- Não se esqueça do CTA: por mais intuitivo que pareça, seu texto não deve finalizar sem um CTA. Diga o que você espera que seu público faça (arrastar pro lado, comentar, curtir ou enviar para alguém).
Agora que você já conhece as principais técnicas para bombar suas vendas de fim de ano, a próxima pergunta é: como colocar cada uma delas em prática? Contar com uma agência de marketing digital com certeza é uma escolha inteligente para quem quer otimizar recursos, fazer os investimentos certos e gerar os melhores resultados.
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