Com a proximidade do mês de novembro, muitos empreendedores se questionam sobre como podem aumentar as vendas na Black Friday. Neste ano, a temporada de compras tem início em 27 de novembro. Todos podem lucrar nesta data, tanto empresas de grande porte, quanto as PMEs (Pequenas e médias empresas).
O ideal é que os varejistas e empresários vendam bem o ano todo, mas alguns acabam não se programando e não obtém resultados significativos. Ter um bom planejamento digital é importante independente se seu negócio é físico ou e-commerce.
Em um recente evento, o Google Retail Summit promovido pelo Google para auxiliar as empresas a atraírem os clientes certos para a conversão em vendas, algumas estratégias foram citadas para ajudarem as marcas e empresas nesta época do ano. É importante lembrar que o negócio deve manter sempre um relacionamento relevante com o cliente, pois assim que a temporada de compras tiver início, você poderá abordar seu cliente de diversas formas.
Como você pode aumentar as vendas na Black Friday
Segundo o Google, é que a expectativa de compra aconteça ao longo do ano e não apenas na sexta-feira correspondente ao dia da Black Friday. Dessa forma, é essencial ter uma mecânica promocional bem estruturada, sendo um diferencial para seu negócio.
Vamos ver algumas dicas?
1. A mecânica promocional
Como comentamos acima, é importante ter uma mecânica promocional para gerar uma boa campanha de vendas, assim como estreitar o relacionamento com seu cliente. É preciso que as empresas se comuniquem mais com os clientes para gerar expectativas de escassez, dando a entender que aquele produto não está disponível sempre.
Para aumentar as vendas na Black Friday, faça um número maior de anúncios e Dark Posts dias antes do evento. Comunicar-se antes é essencial.
2. Cross datas para aumentar as vendas na Black Friday
A ideia de cross data é impactar o cliente durante toda a temporada e não apenas no dia. Pois, com uma estratégia e um planejamento bem definido, é possível impactar o cliente durante todo o período e ir mais além. Segundo o Google 61,8% dos varejistas informaram que a Black Friday ajudou nas vendas de fim de ano.
3. Venda Prévia
Ainda segundo o Google, um terço das pessoas compram seus produtos e serviços antes da sexta-feira de Black Friday, sendo ainda 12% antes da semana anterior e 23% entre segunda e quinta-feira. Antecipe suas vendas!
4. Captação de leads
Outro fator interessante para aumentar as vendas na Black Friday, é a geração de leads qualificados para a sua empresa. Esta é uma importante estratégia na Pré-Black Friday para aumentar sua base.
Crie campanhas de redes sociais e links patrocinados relevantes com o Google Ads, Facebook Ads e Instagram Ads. Use hotsites e landing pages para captar e-mails e gerar leads, assim você direciona a pessoa até a página de seus produtos oferecendo cupons ou descontos especiais.
5. Não deixe para a última hora
Não deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje! Se essa frase combina com você, então está na hora de colocar a mão na massa. Caso você deixe para fazer suas ações de Black Friday no último minuto, não se desespere!
Nem todo mundo que vê um anúncio pela primeira vez realiza a compra, mas anunciar novamente para quem já demonstrou interesse pode fazer essa pessoa virar seu cliente e comprar um produto em sua loja.
Faça remarketing para quem visitou e não comprou. Assim você acaba divulgando para quem tem interesse podendo converter aquela visita em seu site em uma venda.
Renove sua base de leads antes da data e comece informando aos seus clientes que seu negócio também irá participar da Black Friday. Dica de ouro: usar pop-up em seu site também é ótima maneira de captar leads!
Existem outras estratégias que você pode explorar antes da Black Friday, mas se a intenção é que seu negócio possa vender o ano todo, e não apenas em datas sazonais, é importante estar preparado. Por isso, faça seu plano de mídia e defina seu investimento e qual o ROI esperado, por exemplo.
Você pode contratar uma agência para ajudar seu negócio crescer e aumentar as vendas na Black Friday. A Spiner é especialista em Marketing digital e oferece uma gama de serviços para você e sua empresa. Entre em contato conosco agora mesmo e aumente suas vendas na Black Friday.