Está chegando uma das datas mais importantes para a arrecadação das empresas: o Natal. As pessoas estão em busca das melhores oportunidades para que possam presentear quem elas amam. Logo, o marketing digital se torna um recurso essencial para fazer com que elas encontrem o seu negócio.
Uma boa campanha de marketing digital no fim de ano tem o poder de alavancar as vendas e gerar inúmeras oportunidades para o período e também para o próximo ano. O ideal é saber explorar os canais certos, com as campanhas certas, para que o investimento seja aproveitado ao máximo, assim como o retorno.
Quer saber como usar o marketing digital para aumentar seu faturamento no Natal? Continue lendo!
Como vender mais no Natal com marketing digital
Toda campanha de marketing digital de sucesso, especialmente no fim de ano, parte do ponto que você conhece seu público-alvo e tem tempo para fazer testes e encontrar os melhores canais. Porém, como a data está em cima, você precisa ser certeiro. Então o marketing digital não pode ajudar você? Nada disso! Os anúncios são os recursos mais indicados para isto, pois são criados rapidamente, desde que exista conhecimento da ferramenta e experiência com os hacks certos, e apresentam resultado rápido. Quase que imediatamente você irá saber se eles estão dando certo ou não.
Veja nossas 5 dicas de como utilizar esse e outros recursos para aumentar suas vendas com o marketing digital nesse Natal.
#1 Google Ads
Uma das primeiras opções para sua campanha de marketing digital para o fim de ano é o Google Ads. Ele funciona a partir de dois recursos: Search e Display. Ao optar pelo search você irá produzir anúncios em textos, a partir de palavras-chave e da segmentação certa do seu público. Aí você irá analisar o custo de cada palavra e entrar para o sistema de leilão que a ferramenta promove para exibir os ads. Já os anúncios em display são aqueles banners que aparecem em outros sites quando se está navegando e funciona a partir da compra de mídia em sites de parceiros.
Ambos são ótimas saídas, o que irá influenciar é o tipo de conteúdo, hábitos e toda a segmentação direcionada a encontrar e converter o seu público.
#2 Facebook Ads
Outra ferramenta de anúncios que você deve explorar na sua campanha de marketing digital é o Facebook Ads. Ele possibilita impulsionar ou criar dark posts, aqueles que somente a audiência que você segmentou irá ver. Novamente, a escolha depende diretamente do objetivo da campanha, que pode ter vários sendo alguns deles: tráfego para o site, conversão, reconhecimento de marca, relacionamento e engajamento entre outros.
Dentro do Facebook Ads também é possível criar campanhas para o Instagram, principalmente para feed e stories, o que se torna um recurso poderoso para esta época onde as pessoas buscam soluções fáceis e práticas: com poucos cliques já se pode concluir a compra.
#3 YouTube Ads
Apesar de ser um recurso do Google Ads, o YouTube merece um destaque especial e ele é essencial para a sua estratégia de marketing digital para o fim de ano. Ele pode funcionar a partir da criação de banners que aparecem nos vídeos, bem como a exibição daqueles vídeos chamados de “pré roll”, que aparecem em poucos segundos antes do vídeo principal.
Como os vídeos são um conteúdo tendência e, sabendo em quais canais o seu público-alvo se encontra, é possível obter excelentes resultados a partir dessa estratégia.
#4 Quando pensar em Marketing Digital, pense também em remarketing
O remarketing é outra estratégia dentro do marketing digital, mais precisamente dentro do mundo dos anúncios, que é essencial para esta época do ano. Com ele, é possível atingir novamente as pessoas que acessaram janelas específicas do seu site porém não concluíram a compra. Assim, anúncios em imagem irão aparecer novamente para ela, trazendo recursos como “conclua sua compra” ou “parece que você esqueceu algo no carrinho” em outras redes e sites. Os índices de conversão do remarketing costumam ser bastante positivos pois existe mais de 95% de chance da pessoa não fazer a compra na primeira vez que acessa o site.
#5 Sorteios e promoções também ajudam
Uma boa campanha de marketing digital para o Natal inclui beneficiar seu cliente de alguma forma, pois as pessoas tendem a buscar e valorizar ações nas quais elas ganham algo. É a época que aumentam consideravelmente os sorteios e você pode entrar nessa onda. Não existe regra, mas aproveite ao máximo para aumentar o conhecimento da sua marca com recursos como compartilhar e marcar amigos.
Agora que você está pronto para começar sua campanha de marketing digital para o Natal, que tal contar com o auxílio de especialistas que podem tornar isso mais fácil e com grandes resultados para você? Entre em contato para saber mais sobre os serviços oferecidos pela Agência Spiner.